João Fonseca luta, mas é derrotado por Mensik e dá adeus a Roland Garros
Sportbuzz

O sonho de João Fonseca em Roland Garros chegou ao fim nesta terça-feira, 2. Em duelo válido pelas quartas de final do Grand Slam francês, o brasileiro foi derrotado pelo tcheco Jakub Mensik por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (7-3), na quadra Philippe-Chatrier, em Paris.
Apesar da eliminação, Fonseca deixa o torneio com a melhor campanha de sua carreira em um Grand Slam. O brasileiro de 19 anos alcançou pela primeira vez as quartas de final de um major e protagonizou um dos momentos mais marcantes da competição ao e liminar Novak Djokovic na terceira rodada após uma virada histórica em cinco sets.
Classificado à semifinal, Mensik agora terá pela frente o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, que mais cedo eliminou o espanhol Rafael Jodar nas quartas de final. O vencedor do confronto disputará a decisão de Roland Garros 2026.
View this post on Instagram
O jogo
O primeiro set foi equilibrado, mas Jakub Mensik aproveitou melhor as oportunidades e conseguiu uma quebra de saque no quinto game para assumir a liderança. João Fonseca tentou reagir e manteve a disputa aberta até o fim da parcial, porém o tcheco confirmou seus serviços e fechou o set em 6/4.
No segundo set, João Fonseca conseguiu equilibrar as ações nos games iniciais, mas Jakub Mensik voltou a ser mais consistente nos momentos decisivos. O tcheco pressionou o saque do brasileiro durante a parcial e conseguiu a quebra no último game, fechando o set em 6/3 e ampliando a vantagem na partida.
No terceiro set, João Fonseca até mostrou poder de reação e fez sua melhor parcial na partida. O brasileiro chegou a abrir vantagem, mas Jakub Mensik buscou o empate e levou a decisão para o tie-break. No desempate, o tcheco voltou a ser mais eficiente nos pontos decisivos e fechou a parcial por 7/6 (7-3), confirmando a vitória por 3 sets a 0.
