Home
Estilo de Vida
Cabelos no verão: como recuperar saúde após sol, sal e cloro
Estilo de Vida

Cabelos no verão: como recuperar saúde após sol, sal e cloro

publisherLogo
33giga
26/01/2026 16h12
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16681781/original/open-uri20260202-35-1im10y7?1770044733
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após dias de praia, piscina ou cachoeira, é possível perceber mudanças no brilho, no toque e no comportamento do cabelo. A exposição ao sol, ao sal, ao cloro e aos minerais naturais interfere na fibra capilar e exige cuidados específicos. A cabeleireira Amanda Araújo, do complexo de beleza Pelle Capelli, explica quais etapas ajudam a restaurar a saúde dos fios.

“Durante as férias, a prioridade costuma ser a diversão, e o cabelo acaba ficando em segundo plano. Sol, mergulhos frequentes e exposição ao sal e ao cloro geram danos progressivos. Com uma rotina correta é possível restaurar a saúde dos fios, mas quadros mais intensos exigem avaliação profissional para traçar uma estratégia personalizada e alcançar resultados mais eficazes”, afirma a especialista.

O primeiro passo é a limpeza profunda, essencial para remover resíduos prejudiciais acumulados no comprimento e no couro cabeludo. O xampu detox é a melhor opção nesse momento, pois limpa enquanto trata os fios. A dica é buscar fórmulas com ativos que cuidam durante a lavagem, garantindo um cabelo livre de impurezas sem causar ainda mais ressecamento.

Na sequência, a acidificação exerce papel fundamental na estabilização do pH capilar. Essa etapa prepara a fibra para absorver melhor os tratamentos. Produtos com pH entre 3 e 5 apresentam melhor desempenho, desde que o tempo de ação indicado na embalagem seja respeitado. O uso inadequado pode enrijecer os fios e provocar efeito rebote.

“A acidificação ganhou força nos últimos anos e se popularizou nas redes sociais pelos resultados visíveis que entrega. Quando bem aplicada, esse tratamento se torna um grande aliado da rotina capilar, ajudando a selar as cutículas e a potencializar a ação de máscaras, trazendo benefícios como brilho, maciez e maior resistência”, comenta a especialista do Pelle Capelli.

Com o cabelo limpo e o pH equilibrado, entra o tratamento intensivo. “É muito importante escolher máscaras com foco em reconstrução e reparação que ajudam a devolver massa, força e elasticidade. Para melhores resultados, gosto de prolongar o tempo de contato do produto, deixando agir de 12 e 20 minutos, permitindo melhor desempenho dos ativos e resultados intensificados”, destaca Amanda.

A nutrição complementa esse cuidado ao devolver lipídios essenciais à fibra capilar. Os óleos vegetais como o de abacate, semente de uva e argan são as opções mais interessantes. Eles devem ser utilizados na finalização com os fios ainda úmidos, antes da aplicação do finalizador. Por ser muito versátil, também pode ser usado em uma umectação pré-xampu, nesse caso o recomendado é manter o produto nos fios por pelo menos quatro horas, potencializando maciez, brilho e proteção.

Na etapa final, os fios já recuperados estão prontos para a finalização. Leave-ins, mousses ou ativadores de cachos ajudam a selar o tratamento, definir o cabelo e garantir um acabamento saudável. Indispensável que esses produtos ofereçam proteção térmica, preservando a fibra capilar do calor de secadores e outras ferramentas usadas no dia a dia.

“Os cuidados depois da praia e piscina não devem ser vistos como excesso, mas como uma estratégia de saúde capilar. Quando a rotina é seguida corretamente, o cabelo responde melhor, mantém o brilho e evita danos cumulativos ao longo do tempo”, finaliza Amanda.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também