Dia de São João: Qual é o significado da data para os católicos?

Aventuras Na História






Todo 24 de junho, a comunidade católica celebra a vida e os feitos de São João Batista, aquele que, segundo a Bíblia, nasceu seis meses antes de Jesus e foi o primeiro a reconhecê-lo como o Messias.
Curiosamente, a festa costuma acontecer na noite da véspera, seguindo a tradição cristã de saudar o nascimento de João com fogueiras, músicas e orações.
Motivo da data
Diferente de outros santos, cuja memória é celebrada na data da morte, João Batista é homenageado no dia do nascimento porque, como Maria, teria sido purificado do pecado antes mesmo de vir ao mundo.
Em vida, tornou-se símbolo da fé ao batizar Jesus no Rio Jordão, dando origem ao sacramento do batismo, um dos pilares do cristianismo. Sua morte, ordenada por Herodes, também o tornou mártir por sua ousadia em pregar a verdade.
No Brasil, os festejos a São João se misturaram com tradições locais, como a celebração das colheitas e do fim do período das chuvas, marcando a chegada do inverno. No Nordeste, a devoção ao santo é ainda mais forte, com cidades como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) disputando o título de maior São João do país.
A festa faz parte do chamado ciclo junino, que também homenageia Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho), e transformou junho — e até julho, com as festas julinas — em um dos períodos mais festivos da cultura popular brasileira.


