25 de julho: o que se sabe sobre 'o dia fora do tempo'?
Bons Fluidos

25 de julho é uma das datas mais importantes do calendário Maia. Conhecido como o “dia fora do tempo”, ele carrega um significado semelhante ao nosso 31 de dezembro – o Ano Novo -, simbolizando a chegada de uma nova fase. O momento, em que ocorre a abertura de um portal cósmico, é propício para a reflexão e à prática da gratidão.
Um novo recomeço
Hoje, a maioria dos países ao redor do mundo utiliza o calendário Gregoriano, que se baseia no nascimento de Jesus Cristo e no ciclo solar. Por isso, nossos anos costumam conter 365 dias, encerrando em 31 de dezembro. No entanto, entre os séculos III e X d.C, existiu um civilização que contava o tempo de forma diferente: os Maias.
Esse povo, da região da América Central, se inspirou nos ciclos da Lua. Assim, com uma contagem de 13 Luas de 28 dias, seus anos acabavam em 24 de julho. O dia seguinte, então, por não fazer parte do período do astro e estar entre um ano e outro, era visto como um período “fora do tempo”. Eles acreditavam que a data representava a ativação de um portal energético, responsável por proporcionar um respiro cósmico.
Dessa forma, de acordo com a cultura e crença maia, esse é um momento reservado para rever tudo aquilo que vivenciamos até agora. Além disso, a energia espiritual pede gratidão. É importante repensar as experiências passadas, mas com um olhar compreensivo e alegre, que possibilite iniciar o novo ciclo com boas vibrações e sabedoria.
“É um dia de transição, um momento para parar, refletir e identificar o que já não serve mais. Veja como algo semelhante ao nosso Réveillon. Deixe para trás o que não está bom, para que o novo possa chegar a partir de 26 de julho”, explica a numeróloga Carol Graber, em seu perfil do Instagram.
No dia fora do tempo, busque refletir
Nas redes sociais, a especialista ressaltou ainda que, em 2025, o “dia fora do tempo” está carregado pela energia de mudança e transformação do número 5. Portanto, para potencializar o poder da data, ela recomenda realizar um ritual de liberação.
“Escreva em um pedaço de papel tudo que você sente que precisa deixar para trás: medos, mágoas, padrões repetitivos, pensamentos negativos. Leia em voz alta tudo o que escreveu, sentindo a intenção de liberar cada um desses itens. Em seguida, cm segurança e atenção, queime a folha (em um recipiente à prova de fogo ou na pia, por exemplo) e observe a fumaça levando embora tudo que não serve mais”, indica.
Ver essa foto no Instagram
