5 motivos para ter cravo-da-índia em casa; confira
Bons Fluidos

Muito conhecido pelo uso na culinária, o cravo-da-índia também é utilizado, desde a Antiguidade, na medicina tradicional para tratar desde infecções até distúrbios respiratórios e dores. Esses, no entanto, são apenas alguns dos benefícios da especiaria, que apresenta grande potencial para a saúde física.
Os poderes do cravo-da-índia
De acordo com um estudo publicado na ScienceDirect, um dos efeitos da planta está associado ao seu principal composto, o eugenol. Esse componente, conforme mostrou a pesquisa, contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue. Outro levantamento, divulgado na NLM, também evidenciou que a especiaria conseguiu reduzir a hiperglicemia em pacientes com diabetes tipo 2. Por isso, cientistas tem investigado a sua possível atuação como um medicamento antidiabético.
Além disso, a forte presença do eugenol, assim como do ácido gálico, do metil salicilato e do kaempferol, possibilita a ação antimicrobiana e antifúngica, que ajuda a proteger o corpo contra infecções. Isso ocorre porque essas substâncias impactam as células de diferentes bactérias e fungos, impedindo sua multiplicação.
Especialistas apontam ainda que, devido às propriedades antivirais e anti-inflamatórias, o cravo-da-índia auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como resfriados, bronquite e asma. A planta apresenta, portanto, grande eficácia como expectorante, reduzindo a tosse e a congestão nasal.
Há também o potencial analgésico, que promove o alívio de dores. Em decorrência desse benefício, por décadas, dentistas recorreram à especiaria para reduzir incômodos causados por procedimentos dentários. Suas propriedades antissépticas são outro atrativo, funcionando como uma opção natural para melhorar o mau hálito.
Especialista recomenda mastigar cravo todos os dias
O cravo, presente em sobremesas típicas, como o beijinho, não é um dos ingredientes favoritos dos brasileiros. Mas você sabia que acrescentá-lo à dieta ou somente mastigar um pouco todos dias pode garantir uma série de benefícios para a saúde? Especialistas apontam que a especiaria favorece desde o sistema imunológico até a mente. Confira a matéria completa.
