5 passos simples para garantir que seu pet fique tranquilo quando você sair
Bons Fluidos

Quando os tutores saem de casa, muitos animais de estimação costumam apresentar comportamentos ansiosos ou até depressivos. A veterinária Maria Daiane, aponta, contudo, que algumas práticas simples podem ajudar a deixar o pet mais calmo nos momentos em que ele precisa ficar sozinho, além de prevenir o desenvolvimento de questões emocionais graves, como a ansiedade por separação.
Dicas para manter o pet relaxado em casa
A primeira recomendação da especialista em comportamento canino, que também auxilia a saúde física dos animais, é o passeio diário. Isso porque, principalmente para os cachorros, os exercícios frequentes são importantes para gastar energia, incentivar a socialização, conter a agitação em excesso e controlar o peso. Assim, quando ficam sozinhos no lar, eles não precisam se esforçar para encontrar meios de distração e aproveitam para descansar.
No entanto, dependendo da quantidade de tempo em que o tutor fica distante, é possível que o pet recupere suas energias e volte a desejar ocupações. Por isso, Daiane indica oferecer brinquedos ou alimentos para o bichinho roer e matar o tédio. Uma boa opção, por exemplo, são mordedores naturais. Os tapetes de lamber com patê ou iogurtes próprio para animais também podem auxiliar.
Ela ainda aconselha evitar deixar a comida nos potes convencionais e optar por comedouros interativos. “Quando colocamos a ração de forma enriquecida, o cachorro tem que procurar o alimentos. Assim, nós ‘dificultamos a vida’ do nosso cão, fazemos ele pensar pra comer, gastamos energia e trabalhamos o sistema cognitivo. Tudo isso ajuda o pet a ficar mais calmo”, explicou a profissional em seu perfil do Instagram.
Outra dica é retirar da rotina do animal tudo que pode causar estresse, como a vista para a rua, que tende a provocar crises de irritação e latidos. Por fim, a veterinária orienta dedicar um tempo diário para dar atenção para o bichinho. “Reserve um momento para fazer um carinho intencional no seu cachorro. Aquele afago que você faz enquanto cozinha ou realiza outra atividade não conta. Separe ao menos 10 minutos, sente no chão e dê carinho ao seu pet”, recomendou.
Ver essa foto no Instagram
