Home
Estilo de Vida
Adeus, insônia! Confira dicas infalíveis para uma boa noite de sono
Estilo de Vida

Adeus, insônia! Confira dicas infalíveis para uma boa noite de sono

publisherLogo
Bons Fluidos
02/08/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16574055/original/open-uri20250802-35-1acs3sq?1754147409
© garantindo maior qualidade de vida - Reprodução: Canva/puhhha
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Dormir bem vai muito além de descansar: é um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Apesar disso, a insônia segue sendo um grande problema na vida de muitas pessoas. Atualmente, segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno, o que pode causar uma série de efeitos negativos para a saúde.

É neste cenário que destaca-se a higiene do sono, um conjunto de práticas que ajudam o corpo a se preparar para dormir melhor, e que vão trazer grandes benefícios para a rotina.  A partir de pequenas atitudes no dia a dia, é possível melhorar a qualidade, a duração e a profundidade do sono – além de promover relaxamento, reduzir o estresse, melhorar o humor, fortalecer a memória e muito mais.

Por que dormir bem é tão importante?

Um sono de qualidade fortalece o sistema imunológico, melhora a memória e regula as emoções. A insônia, por outro lado, pode aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e depressão. Para criar uma rotina de sono noturna eficaz, é importante estabelecer horários regulares para dormir e acordar. Dessa forma, o corpo reconhece quando é hora de desacelerar. Além disso, outros hábitos são possíveis:

  • Evitar refeições pesadas à noite, pelo menos duas horas antes de dormir;
  • Tomar um banho morno para relaxar;
  • Apostar em um chá calmante, como o de camomila, que vão induzir o sono;
  • Criar rituais relaxantes antes de deitar, como ler e ouvir músicas suaves;
  • Transforme o quarto em um santuário do sono: deixe o quarto escuro, silencioso e fresco; aposte em cortinas blackout ou máscaras para os olhos; invista em um bom colchão e em roupas de cama confortáveis e garanta um ambiente organizado.

O que evitar antes de dormir?

Alguns hábitos podem sabotar o descanso, mesmo sem a gente perceber.

  • Evite telas (celular, televisão, computador) ao menos uma hora antes de dormir. A luz azul inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono;
  • Reduza o consumo de cafeína e álcool, especialmente à noite;
  • Não pratique exercícios físicos intensos próximo da hora de dormir. Isso pode “acordar” ainda mais o corpo.

Técnicas naturais fazem a diferença

Algumas técnicas naturais podem ser fundamentais para o relaxamento. Exercícios de respiração profunda e meditação guiada, por exemplo, ajudam a acalmar a mente aos poucos. Além disso, uma alternativa nos dias mais cansativos é escrever em um diário suas preocupações ou tarefas para o dia seguinte. Desta forma, você conseguirá se organizar e manter o foco no momento.

Se a dificuldade para dormir persiste por semanas, vale buscar orientação de um especialista. A apneia do sono, por exemplo, é um distúrbio que pode se confundir com insônia e precisa de tratamento específico. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também