Adeus, insônia! Confira dicas infalíveis para uma boa noite de sono

Bons Fluidos








Dormir bem vai muito além de descansar: é um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Apesar disso, a insônia segue sendo um grande problema na vida de muitas pessoas. Atualmente, segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno, o que pode causar uma série de efeitos negativos para a saúde.
É neste cenário que destaca-se a higiene do sono, um conjunto de práticas que ajudam o corpo a se preparar para dormir melhor, e que vão trazer grandes benefícios para a rotina. A partir de pequenas atitudes no dia a dia, é possível melhorar a qualidade, a duração e a profundidade do sono – além de promover relaxamento, reduzir o estresse, melhorar o humor, fortalecer a memória e muito mais.
Por que dormir bem é tão importante?
Um sono de qualidade fortalece o sistema imunológico, melhora a memória e regula as emoções. A insônia, por outro lado, pode aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e depressão. Para criar uma rotina de sono noturna eficaz, é importante estabelecer horários regulares para dormir e acordar. Dessa forma, o corpo reconhece quando é hora de desacelerar. Além disso, outros hábitos são possíveis:
- Evitar refeições pesadas à noite, pelo menos duas horas antes de dormir;
- Tomar um banho morno para relaxar;
- Apostar em um chá calmante, como o de camomila, que vão induzir o sono;
- Criar rituais relaxantes antes de deitar, como ler e ouvir músicas suaves;
- Transforme o quarto em um santuário do sono: deixe o quarto escuro, silencioso e fresco; aposte em cortinas blackout ou máscaras para os olhos; invista em um bom colchão e em roupas de cama confortáveis e garanta um ambiente organizado.
O que evitar antes de dormir?
Alguns hábitos podem sabotar o descanso, mesmo sem a gente perceber.
- Evite telas (celular, televisão, computador) ao menos uma hora antes de dormir. A luz azul inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono;
- Reduza o consumo de cafeína e álcool, especialmente à noite;
- Não pratique exercícios físicos intensos próximo da hora de dormir. Isso pode “acordar” ainda mais o corpo.
Técnicas naturais fazem a diferença
Algumas técnicas naturais podem ser fundamentais para o relaxamento. Exercícios de respiração profunda e meditação guiada, por exemplo, ajudam a acalmar a mente aos poucos. Além disso, uma alternativa nos dias mais cansativos é escrever em um diário suas preocupações ou tarefas para o dia seguinte. Desta forma, você conseguirá se organizar e manter o foco no momento.
Se a dificuldade para dormir persiste por semanas, vale buscar orientação de um especialista. A apneia do sono, por exemplo, é um distúrbio que pode se confundir com insônia e precisa de tratamento específico.



