Além da água: Harvard indica as duas bebidas saudáveis
Bons Fluidos

Beber a quantidade correta de água todos os dias significa garantir o bom funcionamento do corpo, auxiliando o regulação da temperatura, o transporte de nutrientes e a eliminação de toxicas. Mas, para além do líquido, um novo relatório da Universidade de Harvard aponta que o consumo diário de outras duas bebidas saudáveis pode trazer benefícios semelhantes: o café e o chá.
Como os líquidos auxiliam o corpo?
Antes de indicar as bebidas, estudiosos da Faculdade de Saúde Pública de Harvard analisaram uma série de levantamentos científicos sobre os possíveis efeitos da ingestão de diferentes líquidos. Assim, eles descobriram que o café tem potencial para prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, se consumido adequadamente, o líquido melhora a concentração, afastando a sonolência.
De acordo com os profissionais, isso ocorre devido à presença de substâncias antioxidantes e flavonoides, que protegem as células e fortalecem o sistema imunológico. Por isso, eles recomendam tomar cerca de três ou xícaras, sem adição de açúcares, por dia. O relatório também que o café descafeinado apresenta vantagens semelhantes.
Outro líquido sugerido é o chá. Segundo o documento, a segunda bebida mais ingerida no mundo, não somente diminui o risco de enfermidade cardiovasculares, como afasta a morte prematura. Ademais, os diversos tipos de chá possibilitam a hidratação, além de apresentarem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes. Assim, eles ajudam na digestão, na regulação dos hormônios, bem como do colesterol e da glicose.
A sugestão é consumir, diariamente, de duas a três xícaras. No entanto, é importante que a bebida esteja morna e não muito quente, pois o calor excessivo pode levar ao desenvolvimento de câncer gástrico. Em ambos os casos, os benefícios estão atrelados à ingestão moderada.
Quais bebidas não são saudáveis?
Apesar de ressaltar o que contribui para o corpo humano, durante a pesquisa, os profissionais ainda se focavam em identificar os líquidos frequentemente associados a problemas de saúde. Desta forma, eles afirmaram que é necessário evitar recorrer aos laticínios e às bebidas açucaradas ou industrializadas. Já falando sobre os sucos naturais, a indicação é tomar somente um corpo por dia.
