Home
Estilo de Vida
Alimentação natural melhora a saúde bucal e o hálito dos pets, aponta veterinário
Estilo de Vida

Alimentação natural melhora a saúde bucal e o hálito dos pets, aponta veterinário

publisherLogo
Bons Fluidos
01/08/2025 15h33
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você sabia que as rações são as principais responsáveis por afetar a saúde bucal e causar mau hálito nos pets? Uma alimentação natural, baseada em carnes, vegetais e cereais, por sua vez, de acordo com o médico-veterinário Robson Vivas, favorece a limpeza dos dentes, prevenindo doenças e garantindo o bem-estar dos animais.

“Cuidar da boca do pet é cuidar da saúde como um todo. E a alimentação é a base desse cuidado”, orienta.

Os benefícios da dieta natural

Segundo o especialista, o tártaro, causado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, “é uma grande causa de doença bucal nos pets”. A alimentação natural, contudo, ajuda a reduzi-lo. Isso porque, conforme o animal mastiga diferentes comidas, como cenoura ou carne de boi, estimula a limpeza mecânica e a remoção de bactérias.

Dessa forma, previne tanto enfermidades na região da boca quanto no restante do corpo, pois impede que esses microrganismos cheguem até a corrente sanguínea e afetem outros órgãos. Ademais, Vivas ressalta que, por apresentarem vitaminas e antioxidantes, os alimentos orgânicos possibilitam gengivas mais saudáveis, afastando possíveis inflamações.

“Uma dieta balanceada, feita com ingredientes frescos e livres de aditivos químicos, promove uma melhor saúde bucal. Além disso, quando o pet consome comidas naturais, bem preparadas e com boa textura, há uma redução significativa no acúmulo de resíduos nos dentes”, explica.

Pets com mau hálito? Nunca mais!

E, além de propiciar longevidade aos bichinhos, o regime orgânico contribui para o fim do famoso bafinho. De acordo com o veterinário, isso acontece porque os alimentos naturais estão livres de conservantes, corantes e quaisquer substâncias químicas, que tendem a fermentar e causar mau cheiro.

“O que o pet come influencia diretamente no odor bucal. Uma dieta fresca e balanceada colabora para um hálito mais agradável”, aponta.

Entretanto, conforme evidenciou Vivas, a ingestão dessas comidas não exclui a necessidade da escovação. Por isso, o profissional indica higienizar os dentes dos animais com frequência. Também é importante, a fim de mantê-los com a saúde em dia, consultar um veterinário regularmente.

 

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também