Home
Estilo de Vida
Aveia ajuda a controlar o colesterol; saiba como incluir na dieta
Estilo de Vida

Aveia ajuda a controlar o colesterol; saiba como incluir na dieta

publisherLogo
Bons Fluidos
28/01/2026 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Há diferentes formas de controlar o colesterol, sendo as principais o uso de medicamentos e a adoção de uma alimentação equilibrada. No quesito cardápio, pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, identificaram recentemente o potencial da aveia. De acordo com o estudo, apenas dois dias de consumo do alimento foram suficientes para reduzir de forma significativa os níveis de LDL, conhecido como o colesterol “ruim”.

Conheça a dieta da pesquisa

Para entender como a aveia atua no organismo, os estudiosos realizaram testes com 68 pessoas que apresentavam síndrome metabólica, condição associada ao sobrepeso, ao aumento da glicose no sangue e à hipertensão. Nesses experimentos, os voluntários, com alto risco para doenças cardiovasculares, foram divididos em dois grupos. No primeiro, eles consumiram 300 gramas de mingau de aveia por dois dias. A dieta foi baseada exclusivamente na combinação do alimento com frutas e vegetais.

No segundo grupo, os participantes seguiram um regime com restrição calórica, sem a inclusão do ingrediente. Dessa forma, após 48 horas, foi possível identificar uma redução de 10% nos níveis de LDL entre aqueles que consumiram a aveia. Em comunicado, a autora do estudo, Marie-Christine Simon, informou ainda que os participantes perderam, em média, dois quilos e apresentaram uma leve diminuição da pressão arterial.

Entretanto, a diminuição do colesterol não se igualou ao efeitos dos medicamentos, apesar de ter contribuído para o tratamento. Testes posteriores, realizados ao longo de seis semanas, indicaram que os níveis permaneceram baixos e apontaram benefícios para a microbiota intestinal, que demonstrou maior capacidade de decompor o alimento. Simon ressalta, contudo, que a dieta de dois dias se mostrou mais eficaz do que a de semanas.

Aveia no controle do colesterol

Em entrevista ao site ‘EatingWell’, a nutricionista Megan Huff explicou que os impactos positivos do ingrediente estão relacionados à sua riqueza em fibras. “A aveia contém beta-glucana, uma fibra solúvel que se liga ao colesterol no trato gastrointestinal, ajudando a eliminá-lo do corpo. Isso reduz o LDL, conhecido como colesterol ‘ruim’, ao removê-lo antes que entre na corrente sanguínea”, esclareceu.

No entanto, uma dieta semelhante à do estudo, baseada exclusivamente na ingestão do alimento, pode não ser a mais adequada. Isso porque é necessário incluir outras fontes de nutrientes. Por isso, a especialista recomenda que a aveia substitua apenas uma refeição, de preferência o café da manhã. Já ao longo do dia, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, também é importante minimizar o consumo de gorduras saturadas, dando preferência a opções mais saudáveis, como o azeite de oliva. A nutricionista orienta ainda combinar uma alimentação equilibrada com a prática regular de exercícios físicos.

*Leia também: 10 alimentos que vão abaixar o nível de colesterol ruim

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também