Home
Estilo de Vida
Cabelo loiro no verão: como evitar danos do sol, cloro, calor e água do mar nos fios?
Estilo de Vida

Cabelo loiro no verão: como evitar danos do sol, cloro, calor e água do mar nos fios?

publisherLogo
Bons Fluidos
26/01/2026 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com o calor das estações mais quentes, dar um mergulho na praia ou na piscina é a vontade de grande parte das pessoas. Mas para quem possui cabelos loiros, isso pode significar grandes danos aos fios.  “Cabelos loiros ou claros que passaram por procedimentos químicos, como tintura e luzes, tendem a ser mais sensíveis. Então, ao serem expostos à ação da água salgada, da areia, do cloro, do vento e do sol, esses cabelos sofrem danos maiores que levam a uma alteração na quantidade de proteínas, com consequente mudança na coloração e quebra dos fios”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff

Cuidados são essenciais

Fios descoloridos e tingidos merecem maior atenção no calor – principalmente ao ir à piscina, o que pode alterar significativamente o tom dos fios. Por serem mais porosos e absorverem mais água e cloro, os loiros podem adquirir um tom esverdeado. Isso não quer dizer, porém, que essas pessoas não possam aproveitar um dia na água. Basta adotar alguns cuidados para proteger os fios (o que é fundamental, inclusive, para evitar queimaduras).

Pessoas com cabelos muito finos ou com as madeixas divididas no meio devem, de forma imprescindível, utilizar chapéu ou passar protetor solar em spray na região exposta. “A aplicação de filtros solares é obrigatória para pessoas que têm pouco cabelo ou nas áreas rarefeitas. Esses produtos podem ser em spray ou nas formas de loções fluídas, sempre com FPS acima de 50, devendo ser aplicados antes da exposição solar e reaplicados a cada duas horas”, acrescenta a dermatologista.

Além da fotoproteção, outro cuidado fundamental é a hidratação. “Para proteger os fios, é recomendado fazer uma super hidratação, usando uma máscara poderosa uma vez por semana. É interessante também fazer uso de um leave-in hidratante antes de mergulhar e molhar os cabelos com a água do mar e da piscina. Isso porque essa hidratação fecha a cutícula dos cabelos, protegendo-os contra danos”, aconselha a Dra. Paola.

Sobre a especialista

Dra. Paola Pomerantzeff é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, possui mais de 10 anos de atuação em dermatologia clínica.

*Fonte: Holding Comunicação

Leia também: Body Care no verão: saiba como cuidar da pele do corpo

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também