Home
Estilo de Vida
Carnaval: Praticar Yoga ajuda a prevenir lesões na maratona de folia
Estilo de Vida

Carnaval: Praticar Yoga ajuda a prevenir lesões na maratona de folia

publisherLogo
Bons Fluidos
03/02/2026 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Carnaval é um dos períodos mais intensos do ano para o corpo. Horas em pé, longas caminhadas atrás dos blocos, dança contínua, pouco descanso e, muitas vezes, hidratação e alimentação inadequadas formam um cenário propício para dores musculares, sobrecarga articular e até lesões mais sérias. Por isso, apesar da folia ser um sinônimo de diversão, o impacto físico dessa “maratona” costuma ser subestimado por quem só percebe os sinais quando o corpo já dá sinais claros de exaustão.

“O Yoga tem uma visão global do ser humano, e isso é fundamental para prevenir lesões em um período de uso tão intenso, por exemplo, das articulações, como no Carnaval”, explica Francisco Kaiut, professor de Yoga e fundador do Método Kaiut Yoga.

Preparação corporal é importante

A lógica da prevenção passa pelo preparo do corpo antes do esforço repetitivo. Diferentemente de atividades focadas apenas em força ou condicionamento cardiovascular, o Yoga trabalha mobilidade articular, consciência corporal e regulação do sistema nervoso. Esses fatores são muito decisivos para reduzir riscos de ocorrerem torções, inflamações, lesões e dores que surgem após longos períodos de impacto e movimentos repetitivos, comuns durante os dias de festa.

Outro ponto relevante é o cuidado com as articulações, especialmente tornozelos, joelhos, quadris e coluna. No Carnaval, esses segmentos são exigidos de forma contínua, muitas vezes em pisos irregulares e com calçados inadequados.

O Yoga atua no aumento da amplitude de movimento e na melhora da estabilidade articular. A prática beneficia a mobilidade, o que ajuda o corpo a absorver melhor impactos e a se adaptar a variações inesperadas de terreno e postura.

Yoga e percepção corporal para reduzir lesões

A prática de Yoga também influencia diretamente o nível de atenção e percepção corporal. Em ambientes lotados e com estímulos constantes, a fadiga mental costuma levar a movimentos menos conscientes, tropeços e quedas. “Ao estimular a conexão entre corpo e mente, a prática de Yoga contribui para que a pessoa reconheça sinais de cansaço mais cedo e ajuste o ritmo antes que o excesso resulte em lesões”, reforça Francisco Kaiut.

Sobre o especialista

Francisco Kaiut é professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural. Dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga. Trata-se de um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.

*Fonte: Angela Rocha – MF Press Global

Leia também:Carnaval: especialistas ensinam como preparar o corpo para a folia”

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também