Home
Estilo de Vida
Casos de câncer renal devem aumentar quase 80% até 2050; descubra formas de prevenção
Estilo de Vida

Casos de câncer renal devem aumentar quase 80% até 2050; descubra formas de prevenção

publisherLogo
Bons Fluidos
29/08/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16592757/original/open-uri20250829-35-1lpt849?1756489509
© Canva Equipes/alexanders-images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, até 2050, os casos de câncer renal devem aumentar 79,8% na América Latina. No Brasil, o número é semelhante, podendo chegar a 79,5%.

Diagnósticos de câncer renal crescem

De acordo com estatísticas da Associação Brasileira de Defesa do Paciente com Câncer, publicadas em 2024, os casos da doença vêm aumentando desde a década de 1990. Entretanto, especialistas explicam que, nos próximos 25 anos, haverá uma elevação ainda maior, devido a diferentes fatores, como a maior facilidade de obter o diagnóstico.

“O envelhecimento da população e o fato de as ferramentas diagnósticas estarem mais acessíveis, tanto na saúde pública quanto na privada, contribuem para o impulsionamento na detecção dos cânceres”, esclareceu o nefrologista Ricardo de Araujo Mothe, em entrevista à ‘Agência Einstein’. 

Esse cenário evidencia o crescimento de detecções prévias. A origem da enfermidade, contudo, estará no aumento de hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, sedentarismo e obesidade. As práticas, segundo profissionais, estão cada vez mais presentes no dia a dia, potencializando o risco de desenvolver câncer renal.

Métodos de prevenção

Por esta ser uma enfermidade considerada silenciosa, uma forma de combater seu avanço é realizar exames de rotina com frequência. A recomendação vale, principalmente, para homens na faixa etária entre 60 e 70 anos, que têm o dobro da chance de apresentar a condição em comparação com as mulheres.

Entretanto, o ideal é seguir estratégias de prevenção, a fim de evitar até o surgimento da doença. Para isso, especialistas indicam praticar atividades físicas, como caminhada, corrida ou ciclismo, com regularidade. Ademais, eles sugerem seguir uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.

Dessa forma, será possível cuidar do corpo e prevenir doenças crônicas — com destaque para diabetes e hipertensão —, que são responsáveis por elevar a incidência de câncer renal. Outra dica é largar hábitos nocivos, como o tabagismo e o excessivo de álcool.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também