Comer nozes entre as refeições tira a vontade de comer doce? Veja o que diz estudo
Bons Fluidos

Pesquisa publicada na revista científica Nutrients afirma que as nozes antes das refeições podem ajudar a diminuir a vontade de comer doce. Segundo o estudo, o consumo regular desses alimentos (castanhas, amêndoas e pistaches) entre as refeições pode reduzir a vontade de ingerir produtos como bolachas recheadas, sorvetes, salgadinhos de pacote, pizzas e outros itens com alto teor de açúcar ou gordura saturada.
Esse efeito está ligado, principalmente, à combinação de gorduras insaturadas, proteínas e fibras presentes nas nozes.são conhecidas por conterem ômega-3 e antioxidantes, benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral, e também podem ser ótimas aliadas na incorporação de uma alimentação mais balanceada. Assim, a substituição de lanches típicos ricos em carboidratos por nozes (entre as refeições) reduz os desejos por comidas como doces e fast food.
Benefícios das nozes à saúde
Os frutos secos oleaginosos são fontes naturais de gorduras boas, proteínas, fibras e compostos antioxidantes. Quando inseridos em pequenas porções ao longo do dia, podem influenciar a sensação de saciedade e a escolha de outros alimentos nas refeições seguintes. Por isso, a troca de lanches ricos em carboidratos refinados por porções de nozes mostrou impacto direto no desejo por doces e fast food. Além disso, não provocou ganho de peso significativo em adultos jovens.
Ao oferecer uma digestão mais lenta, esses nutrientes prolongam a sensação de estômago cheio e modulam o apetite ao longo do dia. Em vez de grandes picos de fome, o organismo tende a responder com mais estabilidade, o que contribui para escolhas alimentares menos impulsivas. Em um estudo com adultos entre 22 e 36 anos, lanches à base de mistura de nozes, consumidos duas vezes ao dia por cerca de quatro meses, foram associados à redução de pontuações de desejo por diversos tipos de sobremesas e petiscos industrializados.
Por fim, outro ponto observado foi a queda na preferência por sabores muito doces entre quem já relatava essa tendência antes de iniciar o consumo de nozes. Em paralelo, houve aumento da frequência de refeições com fontes de proteína de melhor qualidade, como frutos do mar e proteínas de origem vegetal. Isso indica que o lanche com nozes não atua de forma isolada, mas influencia o padrão alimentar como um todo.
