Home
Estilo de Vida
Confira três dicas para reduzir o consumo de sal
Estilo de Vida

Confira três dicas para reduzir o consumo de sal

publisherLogo
Bons Fluidos
15/05/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o consumo excessivo de sal é responsável por cerca de 30% dos casos de hipertensão nas Américas, além de causar de doenças cardiovasculares. Por isso, a organização estabeleceu, através do ‘Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis 2013-2030’, a meta de reduzir 30% da ingestão média até este ano. Confira como contribuir para o objetivo e garantir uma vida mais saudável:

Três dicas para reduzir o sal

De acordo com especialistas, os ultraprocessados são os alimentos que apresentam maior concentração de sódio. Isso ocorre porque o ingrediente é utilizado para conservar e realçar o sabor dos produtos. Desta forma, eles recomendam substituir os salgadinhos e as sopas prontas por comidas in natura, como frutas, legumes, carnes frescas e grãos.

Além disso, os profissionais indicam diminuir o consumo gradualmente. Eles explicam que somente retirar o sal do cardápio pode ser mais difícil do que, inicialmente, optar pelos insumos com menos sódio. Por este motivo, você também deve se atentar aos rótulos dos alimentos. Assim, antes de comprar, analise não apenas a quantidade, como se houve uma substituição do ingrediente pelo potássio, mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Outra sugestão dos estudiosos da área é dar preferência aos temperos caseiros, evitando os industrializados e o próprio sal. Assim, para manter a comida saborosa, elementos orgânicos, como a cebola, o limão e as ervas aromáticas, podem entrar no lugar do sódio. Ademais, especiarias também atraem o paladar. Por isso, experimente adicionar manjericão, alecrim ou orégano às refeições.

Temperos substitutos

Muito utilizado nas cozinhas brasileiros, o alho funciona como um bom substituto. Isso porque, segundo um estudo publicado na revista Experimental and Therapeutic Medicine, ele não somente tempera, como atua contra a hipertensão. Além disso, por ser um ingrediente com o qual já estamos habituados, auxiliará na mudança alimentar. Especialistas também indicam apostar no suco de limão, que, além de se mostrar eficaz em casos de pressão alta, possui vitamina e fibras. Esse tempero pode ser usado tanto em pratos salgados, quanto doces. Confira a matéria completa.  

 

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também