Home
Estilo de Vida
Cultivo sem terra: Veja 4 plantas que prosperam na água e transformam o ambiente
Estilo de Vida

Cultivo sem terra: Veja 4 plantas que prosperam na água e transformam o ambiente

publisherLogo
Bons Fluidos
29/09/2025 19h20
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já tentou cultivar uma planta que forma raízes na água – e não na terra? Saiba que algumas espécies, são famosas por esta capacidade. Assim,  não precisam de terra e adubo para o cultivo. A técnica é conhecida como aquicultura e algumas plantas revelam seu potencial máximo quando cultivadas desta forma. Portanto, conhecer essas alternativas é o segredo para ter um jardim interno saudável e com pouca sujeira.

Que plantas prosperam na água?

Veja algumas espécies que mais se destacam no cultivo hidropônico caseiro e as dicas para fazê-las crescer com vigor:

1. Jiboia (ou Pothos): Conhecida por sua folhagem pendente e resistente, é uma escolha perfeita para a água. Em um recipiente com água fresca, suas raízes recebem oxigênio constante e direto, o que impulsiona um crescimento rápido e saudável.

2. Bambu da Sorte (Dracaena sanderiana):  Além de seu visual elegante e minimalista, é popular por atrair boa sorte e exigir cuidados mínimos. Ele necessita apenas de um vaso de vidro com água e algumas pedras de suporte. Por isso, o segredo é manter as raízes totalmente submersas na água, que deve ser renovada periodicamente.

3. Trevo-de-Quatro-Folhas (Marsilea quadrifolia): Embora seja uma opção menos óbvia, o trevo-de-quatro-folhas se adapta surpreendentemente bem ao meio aquático, presenteando o ambiente com uma folhagem densa e cheia de vida. Assim, pode ser mantido em tigelas ou recipientes rasos com água. Sua folhagem se beneficia de ambientes com luz indireta.

4. Clorofito:  É fácil de reproduzir e cultivar. Além disso, tem folhagem exuberante. Necessita ficar com as raízes submersas em apenas um pouco de água.

Clorofito – Canva

Dica para o cultivo aquático

Para evitar o crescimento de algas e garantir a vitalidade, lembre-se de:

  1. Troque a água do recipiente a cada duas semanas.
  2. Por fim, mantenha os vasos longe da luz solar direta e intensa.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também