Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: aproveite para repensar o significado do pecado
Bons Fluidos

Em 8 de dezembro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma data que reconhece e enaltece a pureza da Virgem Maria. De acordo com o segundo dogma católico, Deus preservou a mulher de todo pecado desde antes de seu nascimento para que ela pudesse se tornar a mãe de Jesus. E, mesmo após o nascimento de Cristo, a santidade manteve a graça divina.
Reflexão sobre o pecado
O período de celebração desse feito, conforme aponta o filósofo Gabriel Chalita em seu perfil no Instagram, é o momento ideal para que os fiéis repensem o significado do pecado. Ele descreve o fenômeno como “o peso que causo sobre o outro e sobre mim”, pois sempre que fazemos algo ruim às pessoas ao nosso redor, também acabamos machucando a nós mesmos.
O profissional, portanto, orienta que os indivíduos deixem de enxergar o pecado como uma tentativa das religiões de impor obrigações e impedimentos aos seus seguidores. Isso porque ele se concretiza mais nas ações negativas e incapacitantes. “O que pesa sobre mim? O que me escraviza, me diminui e faz mal? E ao mesmo tempo, devo pensar em atitudes que eu tenho com o outro que fazem com que o outro se sinta assim”, reforçou.
Por fim, Chalita propõe refletir sobre a trajetória de Nossa Senhora. “Essa menina, por conseguir fazer silêncio no seu coração, foi capaz de ouvir a voz do anjo, compreender e viver um projeto de amor. Que Maria nos inspire a olhar para os nossos pecados e tentar limpá-los, para que possamos viver com um sorriso mais bonito”, concluiu.
Oração para Imaculada Conceição
*Leia também: Dia de Nossa Senhora da Conceição: Aprenda três orações para homenageá-la
