Home
Estilo de Vida
Em novo documento, Vaticano incentiva os católicos a encontrarem um cônjuge e se comprometerem com ele
Estilo de Vida

Em novo documento, Vaticano incentiva os católicos a encontrarem um cônjuge e se comprometerem com ele

publisherLogo
Bons Fluidos
28/11/2025 00h57
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 25 de novembro, o Vaticano anunciou um novo decreto aprovado pelo Papa Leão XIV. O texto reforça a orientação aos 1,4 bilhão de católicos no mundo para que busquem uma união estável com apenas um parceiro ao longo da vida, reiterando que a Igreja condena a manutenção de múltiplos relacionamentos sexuais.

O que diz o documento divulgado pelo Vaticano?

“A poligamia, o adultério ou o poliamor se baseiam na ilusão de que a intensidade do relacionamento possa ser encontrada na sucessão dos rostos […] Todo casamento autêntico é uma unidade composta por dois indivíduos, que exige um relacionamento tão íntimo e totalizante que não pode ser compartilhado com outros”, é o que diz o documento.

O decreto não abordou relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo e focou no que descreve como a “riqueza e a fecundidade do matrimônio tradicional”. Portanto, a orientação reforça que os fiéis devem buscar um parceiro e assumir um compromisso duradouro com ele.

“Uma vez que (o casamento) é uma união entre duas pessoas que têm exatamente a mesma dignidade e os mesmos direitos, ele exige exclusividade”.

O texto não aborda diretamente o divórcio, prática que, inclusive, a Igreja não reconhece, já que considera o matrimônio um vínculo permanente. Ainda assim, existe o processo de anulação, em que a instituição avalia se o casamento é válido. O documento também ressalta que ninguém é orientado a permanecer em situações de abuso.

Quando é o dia de São Carlo Acutis? Vaticano revela data

Assim como acontece com muitos santos, o dia de São Carlo Acutis será junto com o de Nossa Senhora, 12 de outubro, já que é a data de morte dele. Além disso, outra decisão feita foi a da celebração de São Pier Giorgio Frassati, canonizado junto com o filho de Antonia Salzano. No caso dele, ocorrerá em 4 de julho, também momento que realizou sua passagem.

Leia também: Papas podem receber visita de familiares no Vaticano? Entenda

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também