Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Descubra
Bons Fluidos

Que escovar os dentes logo pela manhã é um dos pilares da saúde bucal, você provavelmente já sabia. Isso porque, ao acordar, a boca apresenta maior concentração de bactérias devido à redução do fluxo salivar durante o sono. Por isso, a escovação matinal é superimportante.
No entanto, surge a dúvida: é melhor escovar antes ou depois do café da manhã? A resposta não é tão simples, mas, hoje, a Bons Fluidos tira todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Escovar antes é a recomendação mais comum
Muitos dentistas orientam que a escovação deve ser feita antes do café da manhã. Dentre os motivos, aqui estão os principais:
- Redução da placa bacteriana acumulada durante a noite: especialistas explicam que, ao escovar antes de comer, você remove a película de bactérias formada durante o sono. Com isso, reduz o risco de essas bactérias entrarem em contato com açúcares e carboidratos do café da manhã;
- Proteção imediata do flúor: a escovação com uma pasta dental que contenha flúor cria uma espécie de camada protetora temporária sobre os dentes.
Para quem costuma tomar um café da manhã mais ácido ou adoçado, a escovação antes tende a ser ainda mais indicada.
Quando escovar os dentes depois do café é uma opção?
Ainda que a orientação padrão seja escovar antes, há pessoas que só se sentem realmente limpas ao escovar depois do café da manhã. Nesses casos, é possível adotar essa rotina com segurança, desde que seguindo alguns cuidados.
Aguarde de 20 a 30 minutos após a refeição, porque esse intervalo permite que o pH da boca volte ao normal. Além disso, é recomendado enxaguar logo depois da refeição para remover os restos de alimentos e reduzir a acidez.
Uma dica boa é considerar a escovação dupla. Algumas pessoas escovam os dentes antes de comer e fazem outra limpeza completa após o café da manhã. É uma prática segura, desde que não haja escovação agressiva. Movimentos suaves são suficientes.
Por isso, de forma geral, escovar antes do café da manhã é a opção mais recomendada por especialistas, por oferecer maior proteção contra a ação dos ácidos e reduzir o impacto da placa bacteriana acumulada durante a noite. Porém, quem prefere escovar depois também pode manter esse hábito sem prejudicar os dentes, desde que espere o tempo adequado e adote medidas para neutralizar a acidez.
Leia também: Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes? Especialista revela
