Esses chás estimulam a produção de colágeno; descubra quais
Bons Fluidos

O colágeno é uma substância naturalmente presente no organismo que ajuda a preservar, principalmente, a pele, mas também beneficia as articulações, os ossos e os músculos. O problema é que, com o envelhecimento, a quantidade desse componente no corpo diminui significativamente. Alguns chás, no entanto, podem ajudar a prevenir essa perda, além de estimular sua produção.
Infusões para preservar o colágeno
Além disso, também é utilizada em infusões conhecidas como chá branco, preto e vermelho. Todas previnem perda da substância, auxiliando na preservação da saúde. No entanto, por terem preparos diferentes, podem apresentar benefícios diversos. Enquanto o verde consiste em folhas frescas, contribuindo para o combate à flacidez e ao envelhecimento precoce, o branco passa por um processamento mínimo. Por isso, ele ajuda a inibir enzimas que afetam o colágeno e a elastina, o que garante uma pele mais firme.
Já o preto passa por um processo de oxidação, o que altera não somente o sabor, como a sua ação no organismo. Entre os efeitos, além da redução do estresse oxidativo, está o auxílio no controle da oleosidade. O vermelho é fermentado por microrganismos, como a bactéria Streptomyces cinereus cepa Y11, pelo até um ano.
Esse tipo de preparo potencializa as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, o consumo diário pode reduzir o risco de câncer de pele e aumentar a absorção de nutrientes. As vitaminas C, B2 e E, presentes na bebida e associadas à produção de colágeno, contribuem para retardar o aparecimento de marcas de expressão. A ingestão regular desses chás, portanto, pode favorecer o tecido externo, assim como outros sistemas do organismo que dependem da substância para se manter saudáveis.
*Leia também: Cinco alimentos com muito colágeno para você adicionar na sua dieta
