Existe hora certa para o café da manhã? Descubra!
Bons Fluidos

Especialistas de diferentes áreas defendem a presença constante no café da manhã na rotina. Isso porque a refeição não somente nos prepare para enfrentar o dia com disposição, como define serve de base para definir nossos hábitos alimentares ao longo do restante do dia. E, para garantir esses benefícios, os profissionais já alertam sobre os tipos de comida que devem fazer parte do hábito matutino. Mas e o horário, será que ele também faz diferença?
Há hora ideal para o café da manhã?
A recomendação da maioria dos estudiosos é adaptar a refeição à sua rotina, já que, dessa forma, dificilmente você irá deixá-la de lado. Assim, conseguirá construir um estilo de vida mais saudável, prevenindo enfermidades – como diabetes, doenças cardíacas e obesidade – e controlando alterações de humor.
Entretanto, alguns profissionais afirmam que determinados horários podem ser melhores para a saúde. A nutricionista Melisa Mitri, por exemplo, indica, em um publicado pelo site ‘Eating Well’, fazer o café da manhã ao menos doze hora após a última refeição. Segundo ela, nesse período, o metabolismo está mais acelerado devido ao jejum noturno. Além disso, a prática contribui para a regulação hormonal e favorece a qualidade do sono.
Já a especialista Audra Wilson, do sistema de saúde Northwestern Medicine, aconselha comer em até uma hora após acordar. Ela ressalta que esse método ajuda a manter os horários da alimentação melhor distribuídos ao longo do dia. Mas, na opinião de ambas, o mais importante é sempre recorrer ao café da manhã. Ademais, a sugestão é optar por comidas nutritivas e leves.
O que comer na primeira refeição do dia?
Considerada uma das principais refeições do dia, o café da manhã tem um papel fundamental na saúde, bem-estar e disposição para atividades diárias. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, repensar nos alimentos que colocamos na mesa logo cedo pode fazer uma enorme diferença em nossa qualidade de vida. Confira a matéria completa.
