Fruta pouco conhecida pode ser uma grande aliada contra gordura no fígado; saiba mais

Bons Fluidos






Originário da África e cultivado em diversos países de clima tropical, o tamarindo começa a ganhar espaço como um aliado da saúde, especialmente quando o assunto é fígado gorduroso. De sabor ácido quando verde e agridoce ao amadurecer, utiliza-se essa fruta exótica em receitas da Ásia, América Latina e Oriente Médio. Agora, chama a atenção também pelo seu potencial terapêutico, apontado por estudos científicos.
Benefícios do alimento
O tamarindo é rico em vitaminas C , K e do complexo B, além de minerais como cálcio, potássio e fósforo. Essa composição o torna uma excelente fonte de antioxidantes, aminoácidos essenciais e fitoquímicos, que ajudam o organismo a combater processos inflamatórios – inclusive os que afetam o fígado.
De acordo com a revista Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, o consumo regular da fruta pode trazer benefícios como ação laxante, antimicrobiana e anti-inflamatória . Mas um de seus principais diferenciais está na capacidade de combater o inchaço: graças ao alto teor de potássio, o tamarindo auxilia na eliminação de líquidos e na redução da retenção, favorecendo também a saúde hepática.
Quando (e como) utilizar
Versátil, o tamarindo pode ser utilizado em sucos , molhos, sobremesas e até pratos salgados. Afinal, é uma forma saborosa e natural de cuidar do corpo, especialmente do fígado.
Apesar dos benefícios, seu consumo deve ser feito com equilíbrio. Em grandes quantidades, a fruta pode gerar desconfortos gastrointestinais. Pessoas com condições crônicas ou que utilizam medicamentos devem consultar um profissional antes de inserir o alimento em sua rotina .
O QUE SÃO OS SUPERALIMENTOS? SAIBA COMO ADICIONÁ-LOS EM SUA DIETA
Em busca de uma vida mais saudável , equilibrada e cheia de energia, os superalimentos se tornaram verdadeiros protagonistas no cardápio de quem deseja cuidar do corpo e da mente. Talvez você nem perceba, mas muitos deles já fazem parte da sua rotina. Ricos em nutrientes, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, esses alimentos oferecem benefícios que vão muito além da nutrição básica.


