Gordura abdominal: médica dá dicas para emagrecer com saúde
Bons Fluidos

Se você está no processo de perda de peso, provavelmente se depara diariamente com dicas milagrosas que prometem resultados em poucas semanas. O problema é que, em muitos casos, esses métodos apresentam riscos elevados e podem acarretar problemas de saúde. Em entrevista à ‘Caras Brasil’, a médica Manoela Souza ressalta, no entanto, que existem formas de emagrecer de maneira segura, sem comprometer o organismo.
Dicas para emagrecer com saúde
De acordo com Souza, após encontrar motivação para mudar de vida, o processo mais benéfico se inicia com visitas a um profissional e a realização de exames. Dessa forma, especialmente no caso de pessoas com obesidade, o especialista poderá recomendar o tratamento mais indicado para melhorar o metabolismo e preparar o corpo para o emagrecimento.
Em seguida, é necessário consultar um nutricionista e aderir a um novo cardápio focado na redução de processos inflamatórios. Isso porque, conforme explica a médica, a inflamação causada pelo acúmulo de gordura abdominal é responsável por desencadear e agravar doenças físicas e mentais. Além disso, ela aumenta o desejo por alimentos gordurosos e ricos em açúcar, estimulando o ganho de peso.
A orientação, então, é diminuir o consumo de comidas prejudiciais, como doces, refrigerantes e ultraprocessados, e apostar em uma dieta baseada em frutas, vegetais e proteínas. Ademais, a especialista ressalta que, para emagrecer, a alimentação é ainda mais importante do que os exercícios, que não são obrigatórios para todas as pessoas. Entretanto, as atividades físicas são cruciais para substituir a gordura por massa muscular, e alinhar o prato aos treinos ajuda a mantê-la.
“O músculo produz substâncias anti-inflamatórias e acelera o metabolismo. Ele é um órgão promotor de saúde. Mas é preciso fornecer matéria-prima para manter a massa muscular e, se possível, gerar um pouco mais de músculo. Por isso, a meta diária de proteína é obrigatória”, reforçou.
Persista após atingir os resultados
Manoela Souza também aconselha manter os novos hábitos mesmo após alcançar o peso desejado, pois a falta de manutenção pode causar efeito rebote. Por outro lado, seguir práticas saudáveis possibilita que o cérebro compreenda as mudanças corporais e se adapte a elas, favorecendo o bem-estar emocional e reduzindo compulsões.
Com isso, o organismo passa a funcionar melhor, sem inflamações. “Em duas ou três semanas, os pacientes relatam melhora do sono, redução da apneia, mais vitalidade e energia ao longo do dia. Assim, há uma melhora do metabolismo, e os benefícios à saúde começam a se tornar evidentes”, explicou.
*Leia também: Escute e respeite seu corpo: conheça uma forma saudável para emagrecer sem ultrapassar os limites