Home
Estilo de Vida
O que comer em cada refeição para ter mais disposição? Chef de cozinha explica
Estilo de Vida

O que comer em cada refeição para ter mais disposição? Chef de cozinha explica

publisherLogo
Bons Fluidos
02/12/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ao preparar uma refeição, é comum pensar no sabor, nas calorias, na saciedade e, às vezes, até nos nutrientes presentes no prato. O que poucos consideram, contudo, é se os alimentos escolhidos têm os componentes necessários para garantir energia ao longo do dia. O chef de cozinha e pesquisador de medicina culinária da Escola de Medicina de Yale, Nate Wood, explicou ao ‘The New York Times’ como deve ser uma alimentação capaz de fornecer mais disposição.

Dicas uma refeição potente

De acordo com o profissional, pratos com alimentos ricos em fibras, carboidratos complexos e proteínas são os mais energéticos. Isso porque, ao retardar a absorção do açúcar no sangue, previnem a sensação de cansaço, proporcionando ânimo por longos períodos. A sua dica, portanto, é se certificar de que esses três grupos de nutrientes estarão presentes em todas as refeições.

Se, por exemplo, no café da manhã você costuma optar por vitaminas ou apenas uma fatia de pão, Wood recomenda acrescentar proteína em pó ou nozes às bebidas. Já no caso do carboidrato, vale acompanhá-lo com abacate e frango desfiado para obter os outros componentes necessários. Para um almoço rápido ou lanche da tarde, a indicação é persistir na receita, combinando carnes, principalmente magras, com grãos integrais e vegetais. Além disso, uma fruta de sobremesa pode garantir ainda mais disposição.

No jantar, a dica também se aplica, mas é importante priorizar alimentos mais leves, como sopas com proteínas e leguminosas. Por fim, o chef de cozinha orienta observar, por pelo menos três dias, como o corpo reage após cada refeição. Dessa forma, será possível descobrir quais comidas são melhor digeridas e conseguem servir como combustível para as próximas horas.

*Leia também: O que comer no café da manhã para ter mais energia o dia inteiro?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também