Páscoa: como aproveitar o feriado para estimular o convívio social de idosos
Bons Fluidos

Reuniões durante os feriados ajudam muito a reduzir sentimentos de solidão e isolamento, bastante comuns nessa fase da vida. A interação social estimula funções cognitivas e favorece o engajamento emocional. “Momentos compartilhados contribuem para a sensação de pertencimento e valorização do idoso”, destaca Júlia.
Atividades intergeracionais
Promover algumas atividades interativas entre as diferentes gerações, como preparar as refeições jutos, pode estimular a memória, a atenção e a comunicação. Datas comemorativas costumam despertar lembranças positivas. Incentivar relatos e histórias de vida ajuda a trabalhar aspectos emocionais e cognitivos.
Permitir que o idoso participe ativamente da organização do encontro e não seja apenas uma agente passivo no encontro, reforça autonomia e autoestima. “A inclusão do idoso nas atividades de socialização evita a sensação de passividade e contribui muito para fortalecer a saúde emocional”, explica a especialista.
Benefícios para a saúde mental
O convívio social está associado à redução do estresse, melhora do humor e estímulo cognitivo. Esses fatores podem contribuir para envelhecimento mais ativo e saudável. Para Júlia, o feriado deve ser visto como oportunidade. “A Páscoa pode ser um momento simples, mas significativo, para reforçar vínculos e estimular o bem-estar emocional dos idosos”, conclui.
Sobre a especialista
Júlia Godoy é enfermeira e especialista em Geriatria e Gerontologia, com mais de 10 anos de experiência em cuidados clínicos e hospitalares. É fundadora da Vivenza Care, agência de cuidados domiciliares voltada à assistência de idosos em baixa complexidade, com modelo de atendimento baseado em segurança, personalização e suporte humanizado.
*Fonte: MF Press Global
Leia também: “LATE: condição muda entendimento sobre demência em idosos”
