Home
Estilo de Vida
Quais são os benefícios da sauna para quem faz exercício físico?
Estilo de Vida

Quais são os benefícios da sauna para quem faz exercício físico?

publisherLogo
Bons Fluidos
24/05/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16531654/original/open-uri20250524-18-wapqk8?1748106901
© Reprodução: Canva/miljko
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em pleno inverno na Finlândia, correr ao ar livre com uma temperatura de -15°C e, depois, entrar em uma sauna de 85°C, pode parecer bizarro. Mas essa combinação extrema de frio e calor é parte de uma tradição do país – e que pode trazer efeitos surpreendentes ao corpo e à mente.

Tradição milenar

As saunas surgiram há cerca de 9 mil anos na Finlândia, e foram criadas por povos nômades que habitavam o país. Inicialmente, era considerado um lugar sagrado, onde as pessoas purificavam o corpo e o espírito. Mais tarde, a ciência encontrou benefícios para o corpo, principalmente após a prática de exercícios físicos.

O uso da sauna é extremamente comum na Finlândia, onde a população frequenta, pelo menos, uma vez na semana. Sua importância cultural é tão grande, que a Unesco reconheceu a sauna como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Quais são as consequências?

Alternar entre o calor da sauna e o frio da água ou do ar não é apenas um costume. Essa variação extrema de temperatura tem um efeito direto na circulação sanguínea. “Na sauna, a temperatura do corpo sobe gradualmente de 37°C para até 39°C. Os vasos sanguíneos se dilatam, começamos a suar e isso reduz a pressão arterial. O mergulho em água fria faz o oposto: os vasos se contraem e a pressão sobe”, explicou o epidemiologista Setor Kunutsor, em entrevista à BBC.

Estudos apontam benefícios da sauna para o coração, o sistema respiratório e até para a prevenção da demência. Dados coletados ao longo de 20 anos com mais de 2.600 homens indicam que frequentar a sauna com regularidade reduz os riscos de hipertensão, doenças cardíacas e morte súbita.

No entanto, os perigos também existem, especialmente para pessoas com doenças cardiovasculares. Há relatos raros de infartos e até AVCs térmicos relacionados à combinação de sauna e água gelada. Por isso, é necessário manter a cautela ao expandir o uso terapêutico da sauna sem acompanhamento médico.

Corpo e mente saudáveis

Além dos benefícios cardiovasculares, estudos mostram que a sauna também está relacionada a uma redução no risco de doenças, como a demência e o Alzheimer. Destaca-se, também, o impacto emocional da atividade, uma vez que o ambiente quente e silencioso promove relaxamento.

“Na sauna, os hormônios que respondem ao estresse fisiológico aumentam. Os níveis de endorfina, que são os analgésicos naturais e substâncias do bem-estar e do corpo, também sobem”, explicou Ilpo Huhtaniemi, endocrinologista do Imperial College London.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também