Home
Estilo de Vida
Saiba como usar bicarbonato de sódio para esfoliar a pele
Estilo de Vida

Saiba como usar bicarbonato de sódio para esfoliar a pele

publisherLogo
Bons Fluidos
03/02/2026 09h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O bicarbonato de sódio é um daqueles produtos acessíveis que possuem múltiplas funcionalidades, tanto na cozinha quanto no guarda-roupa e até na rotina de cuidados com o corpo. Uma delas, inclusive, é o potencial de esfoliar a pele. O componente, quando combinado com os hidratantes corretos, auxilia na limpeza e na renovação do tecido, garantindo mais brilho e maciez.

Como esfoliar a pele com bicarbonato de sódio

O produto é utilizado como tratamento em determinadas áreas desde a Antiguidade, em decorrência de sua textura granulada e, ao mesmo tempo, suave. Especialistas em beleza associam o caráter esfoliante do bicarbonato ao seu pH elevado. Esse fator, contudo, também torna a aplicação direta na pele contraindicada, pois há risco de irritação e ressecamento.

Portanto, para aproveitá-lo com segurança, é importante combiná-lo com substâncias hidratantes. Assim, é possível promover a eliminação de células mortas sem causar danos à pele. A aplicação nos cotovelos, por exemplo, deve conter uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada a meia colher de sopa de óleo de coco. Em seguida, é necessário fazer movimentos circulares por alguns minutos e remover o excesso com uma toalha limpa.

Já nos joelhos, a mistura leva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de mel. Para melhores resultados, a recomendação é aplicá-la durante o banho, com o auxílio de uma luva esfoliante, esfregando levemente por até dois minutos. Além disso, o bicarbonato de sódio também pode contribuir para a textura dos lábios, mas o procedimento requer vaselina. Nesse caso, deve-se massagear a área com os dedos, deixar agir por alguns minutos e enxaguar. Profissionais ainda aconselham finalizar com um hidratante labial.

Caso o ressecamento ou o escurecimento da pele persistam, ou surjam reações adversas, é importante consultar um dermatologista, que poderá identificar a causa do problema e indicar o tratamento mais adequado.

*Leia também: Esfoliação da pele: 9 perguntas para entender riscos e cuidados

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também