Sinais iniciais da menopausa podem surgir no fim dos 30 anos; saiba identificar
Bons Fluidos

Perto dos 50 anos, muitas mulheres passam a ficar atentas aos principais sintomas da menopausa, como ondas de calor, ressecamento vaginal e insônia. O que poucas sabem, no entanto, é que o fim da fase reprodutiva dá sinais cerca de uma década antes, no fim dos 30 anos. Entenda:
Como identificar o início da menopausa?
Os indícios ocorrem, de acordo com profissionais da saúde, devido à perimenopausa, período de transição para o climatério, no qual os níveis de estrogênio sobem e descem de forma irregular. Em seu site, o ginecologista Sérgio Conti Ribeiro explica que essa fase geralmente afeta mulheres por volta dos 40 anos, mas algumas já recebem o diagnóstico a partir dos 35.
Nesse período, então, as pacientes passam a apresentar sintomas como alterações no colesterol, mudanças de humor e irregularidade menstrual, podendo ficar meses sem menstruar. Também são comuns relatos de lapsos de memória e dificuldade de concentração, em decorrência da chamada névoa mental. Além disso, a perimenopausa é responsável por causar maior sensação de cansaço, queda da libido e piora na qualidade do sono.
De acordo com Ribeiro, os efeitos podem ser tratados tanto com terapia hormonal quanto com medicamentos alternativos, como antidepressivos em baixa dosagem, além de suplementação e da adoção de um estilo de vida mais saudável. Em geral, os médicos indicam a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e cafeína, medidas que podem aliviar os sintomas. Entretanto, determinados casos podem exigir intervenções médicas específicas.
“Algumas mulheres enfrentam esses sintomas sem grandes dificuldades, enquanto outras têm impactos significativos na qualidade de vida. Se impactos como ondas de calor, alterações de humor ou desconforto na relação sexual estiverem prejudicando o bem-estar, é importante buscar ajuda médica”, recomendou.
*Leia também: O que é perimenopausa e quais são as consequências na vida da mulher?
