Val Marchiori é diagnosticada com câncer de mama e alerta: 'Façam mamografia'
Bons Fluidos

A empresária Val Marchiori anunciou, na última terça-feira (26), que foi diagnosticada com câncer de mama. Em um vídeo publicado no Instagram, ela contou detalhes sobre a descoberta e emocionou seguidores ao falar de seus medos, arrependimentos e da importância da prevenção.
“Então, gente, vocês que sempre me veem aí fazendo festas, sempre arrumada, bonita, hoje eu estou aqui pra dar uma notícia não tão boa. Eu fui fazer um exame de rotina e eu sempre tive medo de fazer mamografia. Por isso que eu estou aqui falando sobre isso”, iniciou.
Como foi feita a descoberta
Segundo Val, a identificação de um nódulo suspeito em sua mama direita levou à realização de uma biópsia, que confirmou o diagnóstico: “Eu fiz o exame de mamografia, aí eu tive que fazer uma biópsia por causa de um nódulo suspeito da mama direita. E hoje, infelizmente, saiu o resultado que é um tumor maligno né, que é um câncer de mama”.
A empresária também compartilhou o impacto emocional da notícia: “A gente fica sem chão e eu fico culpando a mim mesma. E quantas mulheres também deixam de fazer exame por medo? Se eu já tivesse, de repente, feito, já poderia… Enfim, muito difícil”, refletiu. “Nossa, quando a gente recebe a notícia que tem um câncer, parece que o mundo tá acabando. Só essa palavra já derruba com tudo”.
Ver essa foto no Instagram
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre mulheres e ocorre quando células do tecido mamário passam a se multiplicar de forma anormal. A doença pode surgir tanto em homens quanto em mulheres, mas o feminino é mais frequente – principalmente em casos de histórico familiar, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Entre os principais sintomas, destacam-se caroço na mama ou axila; alterações no formato da mama ou do mamilo; dor no seio; saída de secreção anormal pelo mamilo; vermelhidão ou espessamento da pele; e feridas na mama ou no mamilo. Nos estágios iniciais, muitas vezes o câncer de mama não apresenta sintomas evidentes. Por isso, a detecção precoce é essencial.
Tratamentos disponíveis
O tratamento depende do estágio e do tipo do tumor, podendo incluir:
- Cirurgia: remoção do tumor, em alguns casos com mastectomia total e possibilidade de reconstrução mamária;
- Radioterapia: uso de radiação para destruir células cancerígenas;
- Quimioterapia: medicamentos que bloqueiam o crescimento ou destroem células tumorais;
- Terapia hormonal: indicada em casos de tumores sensíveis a hormônios;
- Terapia alvo: uso de medicamentos específicos para tipos determinados de câncer.
Mamografia: um exame que salva vidas
Apesar de ser a principal forma de rastreamento precoce, a mamografia ainda é pouco realizada no Brasil. Apenas 23,7% da população-alvo faz o exame, segundo levantamento do Instituto Natura em parceria com o Observatório de Oncologia. Esse índice está muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS orienta que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada dois anos. O exame simples pode identificar alterações antes que a doença apresente sintomas, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento.
O alerta de Val Marchiori
Em sua mensagem final, a empresária reforçou o recado a todas as mulheres: “Eu tenho fé em Deus que vai dar tudo certo, e essa é minha mensagem. Mulheres, não deixem de fazer mamografia, não deixem de fazer por medo. Quando a gente faz antes, a gente já consegue resolver. E eu deixei, fui fazer só agora”, ressalta.
“Então é um alerta para vocês, é um alerta para as mulheres que têm medo. Façam a mamografia, é muito importante. E obrigada pelo carinho de vocês. Agora eu quero ficar quietinha no meu momento”, finalizou ela. A mensagem de Val é um lembrete poderoso: a prevenção pode salvar vidas. Não deixe de fazer seus exames de rotina e, ao menor sinal de alteração, procure seu médico.
