Home
Estilo de Vida
Veterinária revela 3 hábitos diários que você deve ter com seu cachorro
Estilo de Vida

Veterinária revela 3 hábitos diários que você deve ter com seu cachorro

publisherLogo
Bons Fluidos
29/01/2026 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A médica-veterinária Maria Daiane defende que “a rotina é essencial, tanto para nós quanto para os cachorros”, pois as práticas diárias ajudam a moldar o comportamento e a garantir o bem-estar dos animais. De acordo com a especialista, três hábitos, em especial, devem fazer parte do dia a dia para favorecer a saúde emocional e a física do seu cão.

Dicas para melhorar o dia a dia dos cachorros

Em seu perfil do Instagram, Daiane afirma que o principal fator responsável por beneficiar a mente e o organismo dos pets é o passeio. Isso porque apenas poucos minutos de caminhada, quando o sol não está tão quente e o cão pode aproveitar para explorar sem medo, possibilita gastar energia, controlar o peso, socializar com outros animais e estimular instintos naturais. Além disso, passear todos os dias ajuda a prevenir a ansiedade e a depressão.

Outra prática que contribui para afastar comportamentos ansiosos e ainda estimula a cognição são as atividades de enriquecimento ambiental. A dica, portanto, é investir em brinquedos interativos, como mordedores e bolas, ou em comedouros que exigem esforço físico do cão para se alimentar.

Por fim, a veterinária recomenda fazer carinho intencional por pelo menos dez minutos. Esse hábito estimula a produção de ocitocina, o hormônio do amor, e atua na regulação das emoções. “Não vale aquele carinho que você faz enquanto cozinha ou assiste televisão”, reforçou a especialista.

Adote um cão

Se você leu até aqui, provavelmente é um amante dos animais e se preocupa com o bem-estar dos bichinhos. Que tal aproveitar para ajudar não somente os pets de casa, como aqueles que ainda buscam uma família? Para contribuir com a causa animal, vale conferir as redes sociais do Instituto Animale, uma ONG que atua no resgate de animais e oferece opções de apadrinhamento. Confira:

*Leia também: Cachorros podem comer pé de galinha? Veja o que dizem os veterinários

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também