Home
Estilo de Vida
Você sabia que o horário de treino pode influenciar os resultados? Confira estudo
Estilo de Vida

Você sabia que o horário de treino pode influenciar os resultados? Confira estudo

publisherLogo
Bons Fluidos
07/07/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16556870/original/open-uri20250707-35-s1y7l3?1751919009
© estar emocional - Reprodução: Canva/Jacob Lund
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Praticar exercícios físicos é essencial para manter corpo e mente em equilíbrio. Mas será que o horário do treino influencia nos resultados? Uma pesquisa publicada no periódico Frontiers of Physiology buscou responder a essa pergunta e revelou que sim: o momento do dia em que você se exercita pode impactar o desempenho físico, a saúde cardiovascular , o humor e até a queima de gordura – e os efeitos são diferentes entre homens e mulheres.

Como o estudo foi conduzido?

O trabalho foi liderado por cientistas nos Estados Unidos e acompanhou, durante 12 semanas, 56 adultos saudáveis e fisicamente ativos – 30 mulheres e 26 homens, entre 25 e 55 anos. Todos participaram de um programa variado de exercícios: musculação , treinos intervalados, aeróbicos, alongamento e atividades em esteira, bicicleta, natação e elíptico.

Divididos em dois grupos, metade dos participantes treinou entre 6h e 8h30 da manhã; a outra metade, entre 18h e 20h da noite. Além dos exercícios, todos seguiram um plano alimentar ajustado por nutricionistas. Durante o período, os pesquisadores acompanharam mudanças em indicadores como peso, índice de massa corporal, pressão arterial , colesterol, insulina, glicose e estado emocional.

O que os cientistas descobriram?

A boa notícia é que todos os participantes apresentaram benefícios com os treinos. Mas os resultados variaram conforme o sexo e o horário do dia:

Mulheres

  • Treinos matinais favoreceram a queima de gordura abdominal, redução da pressão arterial e melhora na potência muscular das pernas;
  • Já quem treinou à noite teve mais ganhos nos membros superiores, com aumento de força e potência, além de uma melhora significativa no humor e na redução da tensão.

Homens

  • Tanto treinos matinais quanto noturnos trouxeram ganhos físicos e emocionais;
  • Porém, os que se exercitaram à noite apresentaram menores níveis de colesterol ruim, pressão arterial mais controlada e menor fadiga;
  • Em ambos os horários, houve redução de sintomas como tensão, raiva e confusão mental.

Então, qual é o melhor horário para treinar?

Segundo Paul Arcerio, autor principal do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova York, o mais importante é manter a constância, independentemente do relógio. “A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda”, afirma o pesquisador. Os achados reforçam a importância de alinhar a prática de atividade física à rotina individual, mas também podem ajudar quem busca otimizar seus treinos de acordo com objetivos específicos, como queimar gordura ou melhorar o humor.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também