Anvisa aprova lenacapavir para PrEP contra HIV-1: Novo medicamento para prevenção do vírus
ICARO Media Group TITAN
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento lenacapavir para profilaxia pré-exposição (PrEP) nesta segunda-feira (12). A finalidade do medicamento é diminuir o risco de infecção pelo HIV-1 por via sexual em adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg e que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é necessário realizar um teste com resultado negativo para HIV-1.
Mesmo com a aprovação da Anvisa, o preço máximo do medicamento ainda precisa ser definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A avaliação para disponibilização do lenacapavir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.
O lenacapavir é um fármaco que atua inibindo diversos estágios da função do capsídeo do HIV-1, impedindo sua replicação e tornando-o incapaz de sustentar a transcrição reversa. O medicamento está disponível em duas formas farmacêuticas: injeção subcutânea, administrada a cada seis meses, e comprimido oral, utilizado no início do tratamento.
Segundo a Gilead Sciences Brasil, o registro do lenacapavir também foi aprovado para o tratamento de pacientes multiexperimentados (HTE) com HIV-1 resistente a múltiplas classes de antirretrovirais. A PrEP é uma estratégia importante para prevenir a infecção pelo HIV, sendo eficaz na redução das chances de transmissão do vírus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o lenacapavir como uma opção adicional para PrEP em julho de 2025, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina. A Anvisa aprovou o uso do medicamento como uma nova ferramenta para reduzir o risco de transmissão do HIV-1, oferecendo mais uma opção para a prevenção combinada da doença.

