Home
Estilo de Vida
Aveia: benefícios para a saúde e dicas de consumo
Estilo de Vida

Aveia: benefícios para a saúde e dicas de consumo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/04/2024 09h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16173319/original/open-uri20240419-18-oukn0y?1713556476
©Pexels
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O consumo de aveia diariamente pode trazer mudanças significativas no funcionamento do corpo, proporcionando diversos benefícios.

Um dos principais pontos positivos da aveia é o seu alto teor de fibras, que aumenta o aporte de nutrientes essenciais para o organismo como ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5. Além disso, a aveia apresenta benefícios para o trânsito intestinal, a redução do colesterol e o controle no nível de açúcar no sangue.

A aveia, quando acompanhada de uma correta hidratação, forma um gel espesso no intestino, o que contribui para o seu bom funcionamento.

Outro benefício da aveia está relacionado ao controle do apetite e ao emagrecimento. Os carboidratos presentes na aveia são de absorção lenta, o que promove a sensação de saciedade. Dessa forma, a aveia pode ser uma aliada importante em dietas equilibradas.

A beta-glucana, encontrada na aveia, é uma fibra que auxilia na redução da absorção de gordura pelo intestino, resultando na diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue. Essa propriedade da aveia pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

A fermentação promovida pela aveia no organismo favorece a microbiota intestinal e estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Além disso, as fibras presentes na aveia ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia.

O quantidade ideal diária de aveia é entre uma e duas colheres de sopa, podendo ser utilizada como complemento em iogurtes, vitaminas, saladas ou incorporada em receitas de massas.

É importante ressaltar que a aveia não possui contraindicações gerais para o consumo. Porém, pessoas com alergias alimentares ou doença inflamatória intestinal devem procurar a orientação de um profissional de saúde para avaliar se os benefícios trazidos pelo alimento são adequados para o seu caso.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também