Home
Estilo de Vida
Estudo aponta que dormir coberto pode trazer benefícios para a saúde mental
Estilo de Vida

Estudo aponta que dormir coberto pode trazer benefícios para a saúde mental

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/01/2025 05h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16437735/original/open-uri20250111-149-9hav30?1736556624
©bing.com - labellezayeltiempo.blogspot.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um estudo recente destaca os benefícios de dormir coberto, mesmo em dias quentes, para a saúde mental. De acordo com a pesquisa, a pressão proporcionada por um cobertor pode aumentar a sensação de relaxamento, ativando o sistema nervoso autônomo de forma a promover a calma e reduzir a ativação do sistema simpático, responsável pela prontidão para reagir. Além disso, a pressão exercida por cobertores pesados também pode auxiliar na redução da dor crônica e melhorar a qualidade do sono.

O estudo, que foi realizado por pesquisadores de duas universidades australianas e publicado no American Journal of Occupational Therapy , revelou que os cobertores ponderados podem ser benéficos para adultos que sofrem de ansiedade e depressão. No entanto, em relação a crianças, os resultados foram mistos, com casos positivos e negativos destacados pelos cientistas. A pesquisa ressaltou que não há evidências científicas que comprovem os benefícios do uso de cobertores ponderados para condições como TDAH e autismo, apesar de alguns indivíduos com essas condições relatarem sentir-se melhor ao utilizá-los.

Além dos benefícios fisiológicos, dormir coberto também pode estar associado a fatores psicológicos, como a sensação de segurança e conforto. Para muitas pessoas, esse hábito foi adquirido na infância e mantido ao longo da vida como uma rotina reconfortante. Cobrir-se também pode ajudar a bloquear estímulos externos, como a luz e o som, proporcionando um ambiente mais agradável e propício ao sono.

É importante ressaltar que, embora o uso de cobertores ponderados tenha se mostrado benéfico para muitas pessoas, existem casos em que é necessário ter cautela. Bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com condições específicas, como autismo, dificuldades cognitivas, problemas respiratórios ou circulatórios, devem ter um cuidado especial ao utilizar esse tipo de acessório. A pesquisadora Suzanne Dawson, autora principal do estudo australiano, enfatizou a importância de explorar com mais detalhes a adoção dos cobertores ponderados na prática.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também