Home
Estilo de Vida
10 cidades para conhecer na região dos Balcãs, na Europa
Estilo de Vida

10 cidades para conhecer na região dos Balcãs, na Europa

publisherLogo
Rota De Férias
15/08/2025 13h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16582707/original/open-uri20250815-34-1p4ctf4?1755265203
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A região dos Balcãs, também conhecida como Península Balcânica, fica no sudeste da Europa e possui diversas definições geográficas e históricas. Apesar de não existir um acordo formal sobre os países que compõem a área, em linhas gerais, são consideradas as seguintes nações: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Turquia Europeia, Romênia e partes da Croácia, Eslovênia e Sérvia.

O melhor de tudo é que o turismo nas cidades dos Balcãs tende a ser mais barato em comparação aos destinos europeus mais tradicionais. É possível encontrar opções para todos os gostos: cidades históricas, praias, belezas naturais, vida noturna agitada, cultura e muito mais. Para os turistas que querem economizar e fazer uma viagem mais tranquila, a dica é evitar a alta temporada do verão europeu, especialmente os meses de julho e agosto.

10 cidades para visitar nos Balcãs

Confira a lista da Civitatis de cidades para visitar nos Balcãs.

1. Belgrado, Sérvia

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Belgrado | Divulgação

A capital da Sérvia é uma cidade vibrante com uma vida noturna animada, uma cena cultural rica e uma história fascinante. Os principais pontos do destino são a Fortaleza de Belgrado e a Catedral de São Sava. Também é possível fazer uma excursão pelo vale do Danúbio, onde o viajante encontra construções medievais e um dos assentamentos pré-históricos mais antigos da Europa.

2. Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Sarajevo| Divulgação

A capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina é conhecida por sua diversidade cultural, história marcante e arquitetura única. Os destaques são o Centro Histórico, onde fica o antigo bazar, o Túnel de Sarajevo e a Ponte Latina. Vale a pena investir na excursão a Mostar e às Quatro Pérolas de Herzegovina para conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos do país em um só passeio.

 3. Skopje, Macedônia do Norte

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Skopje | Divulgação

Capital da Macedônia do Norte, Skopje é uma cidade moderna cheia de monumentos culturais e históricos impressionantes. Não deixe de conferir a Ponte de Pedra, a Fortaleza de Skopje, o Antigo Bazar e a estátua de Alexandre, o Grande. Para os viajantes que tiverem tempo, uma excursão privada a Kosovo pode ser uma boa pedida. Em um dia, é possível conhecer a capital Pristina, o Mosteiro de Gracanica e a cidade de Prizren.

4. Budva, Montenegro

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Budva | Divulgação

Localizada à beira-mar, Budva oferece praias deslumbrantes, uma cidade antiga encantadora e vida noturna animada. Vale a pena conhecer a Ilha de Sveti Stefan e as praias de Mogren e Jaz. Os viajantes mais aventureiros podem encarar um rafting no rio Tara, uma oportunidade de navegar pelas águas do rio durante três horas. O passeio inclui café da manhã e almoço.

5. Liubliana, Eslovênia

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Liubliana | Divulgação

A maior cidade eslovena é encantadora e tem uma atmosfera relaxante, ruas de paralelepípedos e muito verde. As paradas obrigatórias são o Castelo de Liubliana e a Ponte do Dragão. Os viajantes que forem à Liubliana também não podem deixar de fazer uma excursão a Bled, caverna Postojna e castelo de Predjama para visitar as principais atrações turísticas do país.

6. Plovdiv, Bulgária

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Plovdiv | Divulgação

Plovdiv é a segunda maior cidade da Bulgária e uma das cidades mais antigas da Europa. É a combinação perfeita de uma rica herança histórica com uma cena cultural vibrante. No free tour por Plovdiv é possível conhecer os principais pontos da cidade, como o Teatro Romano, o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv e a igreja de São Constantino e Santa Helena.

 7. Tirana, Albânia

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Tirana | Divulgação

A vibrante capital da Albânia é uma cidade em ascensão com uma mistura de arquitetura otomana e soviética, além de uma vida noturna animada e atrações como a Pirâmide de Tirana, a Praça Skanderbeg e o BunkArt (museu em um antigo bunker nuclear). Para conhecer outro destino incrível do país, faça a excursão a Berat, a cidade das mil janelas.

8. Ohrid, Macedônia do Norte

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Ohrid | Divulgação

Eleita patrimônio mundial pela UNESCO e situada às margens do belo Lago Ohrid, a cidade oferece atmosfera tranquila, história fascinante e praias pitorescas. Para não deixar nenhum detalhe  passar batido, faça o free tour por Ohrid e conheça o teatro grego e as casas de origem otomana. Também vale a pena apostar na visita às igrejas de Saint John e de Saint Sophia.

9. Sofia, Bulgária

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Sofia | Divulgação

A capital da Bulgária tem uma mistura de arquitetura antiga e moderna. Com mais de 7.000 anos de história, Sofia é um centro cultural vibrante, com cena artística emergente, variedade de museus e galerias, e vida noturna animada. Inclua a Catedral Alexander Nevsky, a Igreja Boyana e o Museu Nacional de História na lista de lugares para visitar. Para viajantes que buscam uma experiência diferente, é indicado contratar uma excursão pelas cavernas da Bulgária.

 10. Brasov, Romênia

Europa – 10 cidades para conhecer nos Balcãs Brasov | Divulgação

Brasov é uma cidade encantadora situada no coração da Transilvânia, e mistura história, cultura e beleza natural. Cercada pelos picos dos Montes Cárpatos, é conhecida por sua atmosfera medieval e arquitetura bem preservada. Os viajantes não podem deixar de aproveitar o passeio para fazer uma excursão aos castelos da Transilvânia e Valáquia.

--

LEIA TAMBÉM:

  • O que fazer em Munique
  • O que fazer em Praga
  • O que fazer em Viena
  • O que fazer em Budapeste
  • O que fazer na Eslovênia
  • O que fazer em Copenhagen
  • Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também