Ranking aponta os 50 melhores hotéis do Brasil
Rota De Férias
O luxo com toque regional e a força cultural do país se destacaram na segunda edição do Ranking Casual EXAME 50 Melhores Hotéis do Brasil. A lista corou o hotel paulistano Rosewood como o melhor do país pelo segundo ano consecutivo, seguido pelo icônico Copacabana Palace (Rio de Janeiro) e pelo elegante Palácio Tangará (São Paulo).
Os hotéis foram avaliados por um júri especializado, composto por 29 jornalistas, críticos e influenciadores do setor de turismo e estilo de vida de todo o país. O critério de avaliação consistiu na indicação de dez hotéis em que os jurados se hospedaram ou com os quais tiveram algum tipo de relacionamento (eventos ou reportagens) no último ano.
Os melhores hotéis do Brasil
O Ranking Casual EXAME 50 Melhores Hotéis do Brasil reforça a excelência da hotelaria brasileira, apresentando opções de hospedagem em 34 cidades. A lista é um reflexo do momento positivo do turismo no país, destacando propriedades que buscam realçar a força das culturas regionais, seja em empreendimentos nas montanhas, em praias dos sonhos ou em grandes centros urbanos.
Confira os 10 primeiros colodados do Ranking Casual EXAME 50 Melhores Hotéis do Brasil
1 – Rosewood
Rosewood | Divulgação
Localizado na antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, em São Paulo, o Rosewood foi eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A propriedade se destaca por ser uma "carta de amor a São Paulo" e à cultura nacional, abrigando mais de 450 obras de arte assinadas por artistas brasileiros em seus 181 quartos. Os tapetes de 500 metros quadrados de Regina Silveira e as gravuras de Walmor Correa são exemplos do acervo. O hotel também abriga o Asaya, premiado como melhor spa da América Latina.
2 – Copacabana Palace, A Belmond Hotel
Copacabana Palace | Divulgação
Com mais de 100 anos de história, o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, é um marco cultural. O hotel já recebeu as maiores estrelas do cinema e da música em seus 220 apartamentos e suítes. A propriedade é famosa por ter sido palco de eventos históricos e culturais, incluindo a inauguração da Golden Room, a primeira sala de concertos da América Latina, em 1938. Na gastronomia, brilham o premiado Cipriani, com uma mesa do chef, e o asiático MEE, que já recebeu Estrela Michelin.
3 – Palácio Tangará
Palácio Tangará | Divulgação
Inserido no Parque Burle Marx, em São Paulo, o Palácio Tangará oferece a experiência rara de um café da manhã imerso na natureza, com a presença de pássaros e macaquinhos. A propriedade, da rede alemã Oetker Hotels, oferece 141 quartos, sendo 59 suítes, todos com vista para o parque. O hotel investiu recentemente R$ 4 milhões na renovação do restaurante Jean-Georges, que manteve sua Estrela Michelin, e apresenta novidades no menu degustação.
4 – Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel
Hotel das Cataratas | Divulgação
O único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, proporciona aos hóspedes acesso exclusivo às quedas d’água antes da abertura e após o fechamento para o público geral. Em meio aos 185 mil hectares de Mata Atlântica, a propriedade do grupo LVMH possui 176 apartamentos, com decoração que incorpora a fauna e a flora locais. Na gastronomia, o destaque do Hotel das Cataratas é o restaurante Y, inaugurado em parceria com o premiado chef Luiz Filipe Souza.
5 – Hotel Ort
Hotel Ort | Divulgação
Situado em Campos do Jordão, um dos destinos de inverno mais badalados de São Paulo, o Hotel Ort possui mais de oito décadas de vida e passou por uma revitalização recente. Com 60 acomodações e sete casas de até 180 metros quadrados (as Berg Haus), o hotel se destaca pela gastronomia. O restaurante Küche é inspirado nas cozinhas austríaca, alemã e suíça, e o hotel ainda oferece o Pureté Berg Spa para relaxamento na montanha.
6 – Mahré Hotel e Spa
Mahre Hotel e Spa | Divulgação
Inaugurado em 2023 no litoral alagoano, em São Miguel dos Milagres, o Mahré está em um cenário com a segunda maior barreira de corais do mundo. A propriedade de 40 mil metros quadrados oferece 30 suítes com piscina e jardim privativo, além de massagens sob demanda no quarto ou na varanda. Sua gastronomia é comandada pelo chef Rafa Gomes, vencedor de realities como MasterChef Profissionais e Iron Chef Brasil.
7 (empatado) – Casana Hotel
Casana Hotel | Divulgação
Localizado no Preá, no Ceará, uma das melhores praias do mundo para a prática de kitesurfe, o Casana é ideal tanto para aventureiros quanto para quem busca relaxamento. O hotel oferece uma escola de kitesurfe certificada e piscinas de borda infinita, spa com método Renata França, além de três tipos de sauna. A propriedade possui apenas sete bangalôs espalhados em mais de 10 mil metros quadrados.
7 (empatado) – Fera Palace Hotel
Fera Palace Hotel | Divulgação
Localizado em um edifício histórico, o Fera Palace hotel é uma referência em hotelaria de luxo que combina a rica história e arquitetura de Salvador com um serviço contemporâneo e sofisticado. A propriedade é um ícone na cidade, oferecendo aos hóspedes uma experiência imersiva na cultura e na beleza da capital baiana. Sua atmosfera evoca o glamour do passado, mas com todas as comodidades modernas.
9 (empatado) – Fasano Salvador
Fasano Salvador | Divulgação
Em Salvador, na Bahia, o Hotel Fasano é reconhecido pelo luxo e requinte. O hotel preserva a tradição da marca e é um ponto de encontro gastronômico, consolidando-se como um dos grandes nomes da hotelaria de luxo no Nordeste.
9 (empatado) – W Hotel
W Hotel | Reprodução
Inaugurado recentemente próximo à Avenida Faria Lima, em São Paulo, o W Hotel se divide em uma torre de 45 andares com mais de 179 quartos e 16 suítes. O estilo ousado da decoração da rede Marriott Bonvoy incorpora referências da cultura local e acabamentos em madeiras e pedras brasileiras. Sua gastronomia inclui o Baio Cozinha Sulista e o L40 Cozinha de Latitude, no 40º andar, com vista panorâmica da cidade.
Ranking completo
Para conferir o Ranking Casual EXAME 50 Melhores Hotéis do Brasil completo, clique aqui.
