Home
Estilo de Vida
Silicone atrapalha a amamentação? Conheça mitos e verdades
Estilo de Vida

Silicone atrapalha a amamentação? Conheça mitos e verdades

publisherLogo
Anamaria
22/02/2024 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16069944/original/open-uri20240222-18-qfxvhg?1708632097
©Foto: Reprodução/Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O desejo de aumentar a autoestima e se sentir mais confiante com o corpo leva muitas mulheres a optarem pela colocação de próteses de silicone. No entanto, para as que planejam ter filhos no futuro, surge a dúvida: o silicone atrapalha a amamentação?

A resposta é não, o silicone não atrapalha a amamentação. A prótese é colocada abaixo da glândula mamária, em um plano diferente dos ductos lactíferos e do tecido responsável pela produção de leite. 

Dessa forma, a prótese não interfere na produção ou na ejeção do leite materno. AnaMaria conversou com o cirurgião plástico Guilherme Bersou, para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Elevação e redução dos seios

O silicone em si não atrapalha na amamentação, mas segundo o especialista, o que pode atrapalhar são os procedimentos de elevação e redução dos seios, porque podem afetar os ductos da mama e impedir o processo de lactação.

A prótese não lesiona os ductos lactíferos, embora a técnica cirúrgica que envolve incisões ao redor do mamilo pode causar reduções na produção de leite, mas os ductos se regeneram e recuperam a funcionalidade facilmente.

“O que pode acontecer é que algumas mulheres não conseguem produzir leite materno, o que é algo natural do corpo e pode ocorrer independentemente da presença de implantes mamários”, diz o médico. Vale lembrar, porém, que evidências científicas mostram que isso é raro de acontecer.

É fundamental seguir as orientações médicas e buscar apoio profissional para garantir uma amamentação tranquila e exitosa.

Veja 6 mitos e curiosidades sobre a amamentação

Vai colocar silicone? Veja essas orientações

  • É fundamental escolher um cirurgião plástico qualificado e experiente para realizar o procedimento;
  • Durante o pré-natal, a mãe deve conversar com o médico sobre a amamentação e esclarecer qualquer dúvida;
  • É importante buscar orientação profissional para garantir a pega correta do bebê e evitar problemas na amamentação;

Você já parou para pensar como a amamentação impacta outros setores da sociedade?

Estou grávida, posso colocar silicone nos seios?

Sua cirurgia estava agendada e você descobriu gravidez? Então, é recomendado que a cirurgia seja adiada para depois da gestação, ok? Converse sempre com o seu médico.

Veja 4 impactos da amamentação na saúde bucal do bebê

Já tive meu bebê, posso colocar silicone agora?

O ideal é esperar o desmame para realizar a cirurgia de aumento dos seios. Embora o silicone não atrapalhe na amamentação, a cirurgia deixa os seios doloridos e pode ser um impedimento, sim. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que as mulheres amamentem pelo menos até os seis meses do bebê.

Por isso, é importante que as mulheres aguardem até o fim do período de lactação antes de realizar uma cirurgia plástica nos seios. 

Isso porque, durante a amamentação, as glândulas mamárias aumentam e a pele das mamas se estica, e após o período de amamentação, pode haver uma flacidez na pele, especialmente se a mulher perder peso.

“É importante ressaltar que o implante de silicone não impede o vínculo entre mãe e bebê, a menos que seja exageradamente grande e exerça pressão sobre as glândulas mamárias”, conclui Bersou.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também