Pele sensível? Roseli Siqueira traz dicas de cuidados; Confira
Máxima

Você tem a pele sensível e constantemente fica com o rosto avermelhado, irritado e descamando? Esse é o pesadelo de muitos e essa característica é sinônimo de derme fragilizada.
Todos nós contamos com uma fina película de proteção natural composta por água e óleo, a camada cutânea. Ela é responsável por reter a água da pele, mantendo-a sempre hidratada, pela proteção contra agressões externas e irritações. No entanto, muita gente acaba destruindo essa película devido ao uso de produtos com fórmulas ricas em componentes químicos, fricção constante, bem como a má alimentação e falta de hidratação.
E aí se identificou? Elaborei seis dicas para te ensinar como lidar com esse problema e evitar que ele progrida. Confira a seguir:
Chega de água quente
Você fica debaixo do chuveiro até os dedos enrugarem? Pare já com isso. Esse hábito só vai te deixar com a pele mais frágil. Então lembre-se, banho rápido com água quente (nos dias mais frios), sabonete apenas nas áreas íntimas e gotinhas de óleo 100% natural misturadas com água, espalhadas pelo corpo, para ajudar a hidratar.
Esfoliação de novo para quê?
Quando você fica esfregando o rosto e o corpo a todo momento, além de remover os resíduos e impurezas, também retira a proteção da pele, que consequentemente vai ficar descamando, com irritações, alergias e manchas. Você não precisa de esfoliante, o seu corpo é programado para fazer a renovação da derme naturalmente, deixe que ele cumpra esse papel.
Atenção aos rótulos
Produto à base de sulfato, álcool, ácidos e afins? Devolve para a prateleira já. Esses componentes além de irritantes causam o efeito rebote, ou seja, inicialmente você pode até notar bons resultados, mas em longo prazo começa a sofrer com manchas, ressecamento e até flacidez. Dê preferência a fórmulas naturais, que tratam a derme e não prejudicam a sua saúde.
Já umectou seu corpo e rosto hoje?
Um hidratante é essencial para pele sensível, principalmente aqueles que são ricos em óleos vegetais, vitaminas, colágeno e antioxidantes. Aqui o segredo é aplicar o produto sempre de manhã e de noite, antes de dormir, mas se sentir que está precisando em algum outro momento do dia, pode passar também. E para ter melhores resultados, massageie bem, para melhorar a absorção dos componentes. Não se esqueça das mãos e dos pés.
Que tal tomar um solzinho?
Sabia que dá para deixar a pele mais grossa, firme e uniforme graças aos raios solares? Além de sintetizar a vitamina D, que é responsável por fortalecer a barreira da derme, ajuda a diminuir rugas e linhas de expressão e combate o envelhecimento precoce. Então mesmo no inverno, sempre que for possível tomar sol, não hesite. Mas não pode ficar o dia todo. A exposição deve durar entre 15 e 30 minutos por dia, de preferência no período da manhã, antes das 12h, ou no fim da tarde, após às 16h. Em tempo: prepare a pele, esteja com ela limpa e muito bem hidratada com óleo 100% natural.
Cuide da sua alimentação
Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, assim, além de ficar hidratada, facilita a remoção de toxinas do organismo. Quanto aos alimentos, dê preferência aos mais naturais, como as frutas, verduras e legumes, e aproveite para reduzir aqueles ricos em gorduras ruins e açúcares, que são altamente inflamatórios para o organismo, além de estimular a oleosidade e a acne.
Nesse vídeo explico mais sobre a importância do sol para a pele:
Ver esta publicação no Instagram
++ Xô pelos: Roseli Siqueira ensina minimizar os danos causados pela depilação
Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.
A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

