Crise climática: Sesc SP lança websérie com Marina Silva e alerta de cientistas
33giga
O Sesc São Paulo lançou a websérie Sinais da Terra sobre a crise climática. A produção estreou em período que antecede a COP30. Aqui, a playlist completa.
A websérie reúne entrevistas com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o líder indígena Ailton Krenak e o climatologista Carlos Nobre, entre outros 12 participantes.
Em depoimento, Marina Silva afirma que "o futuro é um pretexto para a gente fazer as coisas agora". A ministra discute a necessidade de ação imediata e a reconstituição de uma ética de cuidado ambiental.
Ailton Krenak alertou para a urgência do cenário. “Tudo indica que uma boa parte de nós não vai ficar viva nas próximas décadas diante dos eventos climáticos."
Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente, citou o risco de pontos de não retorno. Ele indicou que, se a temperatura global subir mais de 2 °C, a Amazônia poderá perder até 70% de sua área até 2100, liberando carbono na atmosfera. Atingir 3 °C ou 4 °C tornaria o planeta inabitável e causaria uma nova extinção em massa.
Sinais da Terra é composta por 15 episódios, com duração entre 5 e 6 minutos. Além dos citados, a série apresenta falas de Padre Júlio Lancellotti, Dráuzio Varella e Paulo Artaxo. A direção é de Alisson Sbrana.