Governo de Minas Gerais lança teste vocacional dentro do Roblox
33giga
Um em cada sete jovens de 18 a 24 anos está desempregado (14,9%). Entre adolescentes de 14 a 17 anos, a taxa chega a 26,4%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da falta de oportunidades, muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora de escolher o curso certo, o que contribui para a evasão escolar. Pensando nisso, o Governo de Minas Gerais dá um passo inédito na educação brasileira com o lançamento do “Descobridor de Trilhas”, teste vocacional dentro do Roblox.
Criada pela agência Cálix, o teste vocacional dentro do Roblox faz com que a escolha profissional se transforme em uma experiência divertida, interativa e segura. O jovem tem a oportunidade de explorar diferentes carreiras, conversar com avatares de profissões e realizar missões que simulam situações de trabalho. Ao final, recebe sugestões de cursos técnicos adequados ao seu perfil. Para tornar a jornada ainda mais atrativa, cada participante também ganha skins temáticas que representam profissões.
“O grande salto é levar uma política pública para o mesmo espaço onde os jovens já estão”, conta Marcello Lopes, CEO da CLX, agência responsável pelo projeto. Já o diretor de criação, Marcus Valls, destaca que “quando o jogo vira ferramenta de descoberta, a cultura gamer se conecta com a vocação de cada estudante”. Para o Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo de Minas, Bernardo Assis, a inovação representa mais que comunicação. “Não basta falar com a juventude. É preciso criar experiências que transformem sua vida e preparem Minas para o futuro.”
A iniciativa integra o programa Trilhas de Futuro, criado há seis anos para ampliar o acesso à formação técnica gratuita em todo o Estado. Desde então, já beneficiou mais de 100 mil jovens mineiros, cobrindo não só o curso, mas também transporte e alimentação, gerando, assim, resultados expressivos em empregabilidade.
Assista ao filme de promoção do teste vocacional dentro do Roblox:
https://www.youtube.com/watch?v=daIzZde9b84
