Aluno leva granada para escola durante apresentação e força evacuação

Aventuras Na História






Uma escola primária em Derbyshire, na Inglaterra, precisou ser evacuada e especialistas do Exército foram acionados depois que um aluno surpreendeu a todos ao tirar uma granada do bolso durante uma atividade de “mostre e conte”.
O episódio ocorreu na Osmaston CofE Primary School, em Ashbourne, na manhã desta sexta-feira, 16. A arma, da época da Segunda Guerra Mundial, não era esperada na apresentação.
"Foi uma assembleia bastante movimentada. Estava tudo indo bem, um menino levou um estojo de bala antigo, o que eu já sabia, mas então o amigo dele tirou uma granada de mão do bolso. Isso, eu realmente não esperava”, contou a diretora Jeanette Hart à BBC.
Escola evacuada
A diretora disse que agiu com calma para evitar pânico ao perceber que o garoto segurava a granada, que descobriu ser uma relíquia de família levada sem o conhecimento dos pais.
Parecia antiga e achei que talvez fosse segura, mas não quis arriscar. Encerrei a apresentação, peguei a granada e a levei devagar até fora do prédio, colocando-a atrás de uma árvore mais afastada no estacionamento. Para ser sincera, não fiquei nada tranquila carregando aquilo", relatou.
Os alunos foram direcionados a uma área segura até a chegada da polícia e da equipe antibombas do Exército. "As crianças não sabiam exatamente o que estava acontecendo, mas perceberam que algo era diferente e ficaram animadas por ver a polícia e por estarem brincando fora da sala quando normalmente estariam tendo aula."
A polícia local informou à BBC que a granada, embora autêntica e originária da Segunda Guerra, não representava risco de explosão. O artefato foi analisado com equipamento de raio-X por especialistas do Exército, que confirmaram a ausência de componentes internos capazes de causar uma detonação. A resposta rápida da equipe da escola também foi elogiada pelas autoridades.
"Chegamos a ver as imagens de raio-X e recebemos uma análise detalhada mostrando que não havia nada que pudesse ativar a granada", afirmou um porta-voz da equipe de segurança comunitária de Matlock, Cromford, Wirksworth e Darley Dale.
Ele também deixou um alerta: "Um recado para pais e responsáveis – confiram com atenção o que seus filhos estão levando para a escola, especialmente quando se trata de relíquias de família."
Depois do susto, Hart conversou com o aluno: "Foi totalmente inocente. Acho que ele nunca soube realmente o que era. Estávamos falando sobre o Dia da Vitória (VE Day), e ele sabia que era algo da guerra — achou que seria interessante mostrar. A família dele não sabia que ele havia levado a granada e ficou um pouco surpresa."


