Apagão na Espanha e em Portugal foi causado por raro fenômeno atmosférico

Aventuras Na História






Portugal e Espanha enfrentaram nesta segunda-feira, 28, um grande apagão que afetou transportes, serviços públicos e o funcionamento de aeroportos em várias regiões da Península Ibérica.
Segundo a REN — Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica portuguesa —, a interrupção no fornecimento de energia em Portugal foi provocada por uma falha na rede espanhola, causada por um fenômeno atmosférico raro: a chamada "vibração atmosférica induzida".
Explicação
De acordo com a REN, oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV) surgiram devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha.
A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras, distribuidoras e com a Rede Elétrica de Espanha", informou a operadora à imprensa internacional.
A empresa alertou que a normalização completa do sistema em Portugal pode levar até uma semana. Apesar disso, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou em entrevista à CNN que a expectativa é de que a situação seja resolvida ainda hoje. Ele reforçou que o problema teve origem na rede elétrica espanhola e não em território português.
A fornecedora espanhola Red Eléctrica ainda não se pronunciou oficialmente sobre a declaração da REN, mas afirmou a uma emissora local que a restauração do fornecimento poderá levar entre seis e dez horas.
O apagão
O blecaute, que começou por volta das 12h30 em Madri (11h30 em Lisboa), impactou o funcionamento de trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países. Embora parte do País Basco tenha sido afetada, a interrupção lá foi breve.
As autoridades espanholas pediram que a população minimize seus deslocamentos e contate os serviços de emergência apenas em situações extremas. Também recomendaram evitar as estradas para facilitar o trabalho dos socorristas.
Em Portugal, a polícia alertou para possíveis falhas em semáforos e na iluminação pública, solicitando que os motoristas redobrem a atenção e evitem saídas desnecessárias. A companhia aérea TAP Air Portugal também aconselhou os passageiros a não se dirigirem ao aeroporto até novo aviso.


