Home
Notícias
Arqueólogo amador encontra verdadeiro tesouro da Roma Antiga na Romênia
Notícias

Arqueólogo amador encontra verdadeiro tesouro da Roma Antiga na Romênia

publisherLogo
Aventuras Na História
12/05/2025 11h28
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16523928/original/open-uri20250512-18-11r38tx?1747053170
©Divulgação/Facebook/Marius Mangeac
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A descoberta de um antigo tesouro transformou um sábado comum em um dia inesquecível para Marius Mangeac, que costuma explorar os campos e florestas da Romênia munido de um detector de metais.

Em uma manhã tranquila, ele partiu sozinho rumo a um campo próximo à vila de Letca Veche, no sul do país, sem imaginar que acabaria se deparando com peças autênticas da Roma Antiga.

"Peguei meu detector e saí sozinho, como costumo fazer, para me exercitar e relaxar nos campos e florestas", escreveu Mangeac em um grupo no Facebook. "Não achei que este dia me surpreenderia e me colocaria cara a cara com a história", contou, segundo o New York Post.

A descoberta

O detector começou a apitar e, ao cavar, o romeno se deparou com algo extraordinário: um tesouro composto por 1.469 moedas romanas de prata — denários que, conforme estimou em entrevista à Fox News Digital, têm cerca de dois mil anos. "Meu coração estava batendo com muita força. Pensei até em me beliscar para ter certeza de que não estava sonhando”, contou o explorador amador.

"De quem eram essas moedas e para que se destinavam?", questionou-se diante da pilha de prata enterrada sob seus pés. Após dois dias dedicados a fotografar cuidadosamente cada moeda, Mangeac levou o tesouro à prefeitura de Letca Nouă.

Encerrando seu relato, ele compartilhou: "Espero que um dia eu possa levar meu filho ao museu e explicar a ele como tive a sorte de descobrir uma página da história de nosso povo".

A descoberta de Mangeac aconteceu poucas semanas após outro achado arqueológico importante na comuna de Breaza, na Transilvânia, também feito por usuários de detectores de metais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também