Avião faz pouso de emergência nos EUA após carregador portátil pegar fogo

Aventuras Na História






Uma aeronave da Delta Air Lines que partia de Atlanta com destino a Fort Lauderdale precisou realizar um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira, 7, após o início de um incêndio a bordo provocado por uma bateria portátil de um passageiro. O avião transportava 185 passageiros e seis tripulantes e aterrissou em segurança às 8h48 (horário local) no Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida, em Fort Myers.
Segundo informações divulgadas pela CBS News, o fogo começou em um dos assentos e foi rapidamente controlado pela tripulação, que seguiu os protocolos de segurança para lidar com o que classificaram como uma "bateria pessoal".
O portal O Globo destacou que, embora o incêndio tenha sido contido, a cabine ficou com vestígios de fumaça, o que levou o comandante a declarar emergência por precaução. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos está investigando o incidente.
Baterias de lítio
Casos como esse reforçam a preocupação crescente sobre os riscos oferecidos por baterias de íons de lítio, amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos como celulares, notebooks e carregadores portáteis.
Dados da FAA indicam que, apenas em 2025, já foram registradas 34 ocorrências envolvendo baterias de lítio em voos comerciais — 11 delas causadas por conjuntos de baterias. De acordo com a fonte, entre 2015 e 2024, o número de incêndios ligados a esses dispositivos aumentou 388% nos EUA.


