Home
Notícias
Brasileiro voluntário na guerra desaparece na Ucrânia
Notícias

Brasileiro voluntário na guerra desaparece na Ucrânia

publisherLogo
Aventuras Na História
02/07/2025 11h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mais um brasileiro que se alistou como voluntário na guerra entre Ucrânia e Rússia está desaparecido, de acordo com um comunicado oficial da Direção-Geral de Cooperação Militar das Forças Armadas da Ucrânia. Trata-se de Wagner da Silva Vargas, um jovem paranaense de 29 anos, que foi oficialmente registrado como desaparecido no dia 15 de junho.

Wagner integrava as forças ucranianas desde março deste ano, após se alistar na Legião Internacional para a Defesa da Ucrânia.

Segundo relatos da família, o brasileiro não possuía experiência militar anterior. A Polícia Nacional da Ucrânia abriu uma investigação sobre seu paradeiro e, como parte do processo, solicitou aos familiares o envio de amostras biológicas. O objetivo, conforme informações do portal de notícias UOL, é utilizar o DNA fornecido para cruzar com o de corpos ainda não identificados, uma prática comum em zonas de conflito, onde há alto número de baixas e dificuldade na identificação de combatentes.

Caso anterior

O caso de Wagner se soma ao do maranhense Rafael Paixão de Oliveira, também de 29 anos, cujo desaparecimento foi noticiado recentemente. Rafael morava na Holanda e, neste ano, decidiu se unir voluntariamente ao Exército ucraniano. Sua família havia perdido o contato em 10 de junho e só voltou a receber notícias no último sábado. Ele faz parte de um grupo de combatentes voluntários.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também