Casal é preso na Colômbia ao tentar embarcar com filhotes de macaco escondidos

Aventuras Na História






Um casal foi detido no Aeroporto Internacional José María Córdova, em Medellín, na Colômbia, ao tentar embarcar com seis filhotes de macaco escondidos nas roupas íntimas. A prisão ocorreu durante a inspeção de segurança no último sábado, 3.
Os suspeitos pretendiam levar os animais sedados para a República Dominicana. Entre os filhotes estavam dois macacos-de-cara-branca (Cebus capucinus) e quatro saguis-de-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus), espécie criticamente ameaçada de extinção.
Segundo a emissora HCH, o casal não possuía passaporte colombiano e teve a identidade preservada. Eles enfrentarão acusações de maus-tratos a animais, tráfico de fauna silvestre e aproveitamento ilícito de recursos naturais.
Animais resgatados
Conforme um comunicado divulgado pela Corporação Autônoma Regional das Bacias dos Rios Negro e Nare (Cornare), dois dos animais morreram devido às condições extremas a que foram submetidos.
Já os outros quatro foram levados em estado crítico para o Centro de Atendimento e Avaliação da Fauna Silvestre (CAV) da mesma entidade. Relatórios preliminares indicam que os filhotes apresentavam sinais de maus-tratos, incluindo desnutrição, desidratação e possível tortura.
Javier Valencia, diretor-geral da Cornare, destacou que este caso evidencia os extremos a que os traficantes de fauna silvestre chegam, pois, para capturar filhotes tão pequenos, costumam matar as mães, interrompendo o desenvolvimento natural dos grupos e colocando em risco a sobrevivência de espécies já ameaçadas.


