Casas são interditadas após fumaça misteriosa surgir do chão no estado de Alagoas
Aventuras Na História

Um calor incomum vindo do chão e fumaça surgindo do piso da sala deixaram moradores do bairro Santa Cecília, em Penedo (AL), intrigados nos últimos dias. Sem sinais de incêndio, duas casas vizinhas começaram a apresentar um aquecimento anormal no solo e liberação constante de fumaça branca. O fenômeno, ainda sem explicação definitiva, mobilizou autoridades locais e gerou especulações nas redes sociais.
Quem primeiro percebeu algo estranho foi o pedreiro Ailton Calheiros, morador de uma das residências afetadas. Ao procurar uma ferramenta, notou que o chão estava absurdamente quente. "Estava tão quente que parecia que dava pra fritar um ovo", brincou, em entrevista à TV Pajuçara. A situação se tornou ainda mais surpreendente quando ele perfurou o piso e uma fumaça densa começou a sair, como se algo estivesse queimando sob a casa.
O caso, de acordo com o portal O Globo, foi gravado e viralizou, levando a Defesa Civil de Penedo a ser acionada. Em poucas horas, foi formada uma força-tarefa com equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Assistência Social, além do Corpo de Bombeiros, que isolou a área e iniciou os primeiros levantamentos técnicos.
Além da fumaça, o calor intenso se espalhava por partes do piso e das paredes das duas casas. Um geólogo do município foi chamado para coletar amostras de solo, e um relatório está sendo elaborado pela Prefeitura e pela Defesa Civil para ser enviado a órgãos ambientais e geológicos.
Casas interditadas
Por precaução, as residências foram interditadas e os oito moradores foram realocados por meio de um programa de aluguel social. Eles permanecem em moradias provisórias até que a situação seja esclarecida.
"Todas as secretarias foram acionadas, e já estamos tomando as providências técnicas e sociais necessárias para proteger os moradores e entender o que está acontecendo", afirmou o coordenador da Defesa Civil, Geraldo Sabino.
A Prefeitura de Penedo informou que continua monitorando a área e divulgará um novo boletim assim que os laudos forem concluídos. Até o momento, a origem do calor e da fumaça segue sendo um mistério.