Home
Notícias
Conclave: como o sigilo e isolamento será garantido na Capela Sistina?
Notícias

Conclave: como o sigilo e isolamento será garantido na Capela Sistina?

publisherLogo
Aventuras Na História
06/05/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16520485/original/open-uri20250506-18-1te8nqv?1746563955
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 7 de maio, começa oficialmente o conclave, processo sigiloso da Igreja Católica para eleger um novo papa, que dessa vez sucederá Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril. Nesse período, um grupo formado por 133 cardeais com menos de 80 anos de idade se reúnem para votar em um novo pontífice, sendo candidato qualquer um que esteja no meio deles que consiga pelo menos dois terços dos votos.

Um detalhe importante sobre esse momento de conclave, é que os cardeais envolvidos no conclave, que se reúnem para reuniões e votações na Capela Sistina, devem ficar isolados de qualquer influência externa nesse tempo. Logo, considerando que hoje vivemos em uma era cada vez mais tecnológica, um desafio enfrentado para esse isolamento que não existia há 100 anos era o dos smartphones e da internet sem fio.

Ainda assim, para manter a tradição da Igreja, novas medidas foram tomadas pelo Vaticano para impedir qualquer contato dos cardeais com o mundo exterior à Capela Sistina, que demandaram uma preparação especial do local sagrado, a fim de garantir o sigilo.

Preparação

Segundo a CNN, nesta terça-feira, 6, técnicos do Vaticano concluem a preparação da Capela Sistina para receber o conclave, e diferentes versões das medidas de sigilo foram relatadas à mídia externa.

Por exemplo, já foi mencionado que lá pode ter (ou não) dispositivos que bloqueiam sinal telefônico, que podem estar sob o piso temporário ali colocado, ou talvez perto das janelas superiores da capela, a cerca de 20 metros de altura.

Além disso, outra medida de segurança aplicada para garantir que não há ninguém espionando ou tentando obter informações é a aplicação de filme nas janelas, capazes de bloquear câmeras de drones, e ainda telhas especiais para bloquear sinais de telefones celulares — que, ainda por cima, devem ser entregues a outras autoridades.

Outra medida, esta já adotada no último conclave, em 2013, foi a instalação de uma gaiola de Faraday no local, um dispositivo que serve para aumentar a segurança das comunicações, protegendo-as de outros campos eletromagnéticos.

Nesta segunda-feira, 5, o escritório do governador da Cidade do Vaticano também emitiu uma nota informando que as torres de telefonia celular serão desativadas às 15h do horário local (10h em Brasília) desta quarta-feira, 7, e devem permanecer assim até que o novo papa seja finalmente anunciado.

No entanto, vale mencionar que o Vaticano é cercado por Roma, e dessa forma não está claro se há alguma medida para bloquear conexões de torres telefônicas externas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também