Home
Notícias
Correios lançam selo em homenagem a Eunice Paiva, que inspirou Ainda Estou Aqui
Notícias

Correios lançam selo em homenagem a Eunice Paiva, que inspirou Ainda Estou Aqui

publisherLogo
Aventuras Na História
21/05/2025 13h22
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os Correios lançaram um selo em homenagem a Eunice Paiva, advogada e ativista dos direitos humanos que se destacou na luta contra a ditadura militar (1964-1985). A peça filatélica foi apresentada nesta terça-feira, 20, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e promovida pelo Ministério da Cultura (MinC).

O selo exibe uma fotografia em preto e branco de Eunice sorrindo, rodeada por três pombas brancas — símbolo da paz —, imagem extraída do arquivo da família. À esquerda, o nome "Eunice Paiva" aparece grafado em branco.

“Reconhecer a responsabilidade dessa grande mulher por jogar luz no obscurantismo desse período truculento da história nacional é uma necessidade. Precisamos mostrar às novas gerações o papel de pessoas como Eunice, que tanto contribuíram na luta pela democracia”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em comunicado.

Ainda Estou Aqui

A homenagem acontece no mesmo ano em que o filme Ainda Estou Aqui, baseado na história de Eunice, tornou-se o primeiro longa brasileiro a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional. Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, a produção retrata sua incansável busca por respostas sobre o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pelo regime militar em 1971.

O selo foi oficialmente obliterado por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e autor do livro que inspirou o filme, e pelo neto Joaquim Paiva. Ambos receberam do presidente dos Correios um álbum com a peça. Fernanda Torres e Walter Salles também foram agraciados com exemplares da edição.

“Ao relembrar a história de sua mãe, Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva contou a história de tantas mulheres brasileiras órfãs de maridos, filhos e filhas, mas que não se deixaram vencer pela tirania”, destacou o presidente Lula. Os selos institucionais já estão disponíveis para encomenda nas agências e na loja on-line dos Correios.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também