Home
Notícias
Criança danifica pintura de Rothko avaliada em milhões em museu na Holanda
Notícias

Criança danifica pintura de Rothko avaliada em milhões em museu na Holanda

publisherLogo
Aventuras Na História
29/04/2025 11h22
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16515757/original/open-uri20250429-56-hocvzv?1745929094
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, uma enorme pintura avaliada em dezenas de milhões de dólares, do artista norte-americano-letão Mark Rothko, precisou ser removida de uma exposição no museu Depot Boijmans Van Beuningen, em Roterdão, na Holanda, depois de ser danificada por uma criança que visitava o local.

Intitulada 'Grey, Orange on Maroon, No. 8', a obra foi "arranhada" por uma criança que visitava a galeria, segundo comunicado à CNN, e agora restauradores devem entrar com trabalhos para repará-la. A pintura abstrata foi criada em 1960, e mede 2,29 metros de altura por 2,59 metros de largura.

A pintura era uma peça central no Museu Boijmans Van Beuningen, também em Roterdão, mas estava temporariamente em exibição no Depot Boijmans Van Beuningen, pois o museu principal agora está fechado para um processo de renovação de larga escala.

A pintura ‘Grey, Orange on Maroon, No. 8’, de Mark Rothko, sofreu danos superficiais após uma criança tocar na pintura quando estava em exposição. Como resultado, pequenos arranhões são visíveis na camada de tinta não envernizada na parte inferior da pintura", informa o comunicado do museu.

"Expertise em conservação foi buscada na Holanda e no exterior. Atualmente, estamos pesquisando os próximos passos para o tratamento da pintura. Esperamos que a obra possa ser mostrada novamente no futuro", complementa o texto.

Valor?

Segundo a CNN, o museu não informou quanto vale a pintura ou mesmo quanto pode custar seu reparo (e quem deve arcar com a conta). O que se sabe é que, confirma explicita o museu em seu site, a peça foi adquirida na década de 1970 por um valor não divulgado.

"Um avaliador de uma casa de leilões internacional seria envolvido na venda de um artista tão famoso quanto Rothko. O preço é então muito dependente da condição, tamanho, moldura, etc", complementa a publicação no site.

No entanto, vale mencionar que Rothko — artista americano nascido na Letônia, que morreu em 1970 — era bastante conhecido por suas pinturas de "campo de cor", e suas telas já foram leiloadas em diversas ocasiões por milhões de dólares. Por exemplo, em 2023, sua pintura 'Untitled, 1968' foi vendida na Sotheby's por US$ 23,9 milhões.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também